São Paulo, quinta-feira, 12 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indústria de transformação puxou retração

DA REDAÇÃO

A queda de 7,4% no PIB da indústria no quarto trimestre do ano passado foi puxado pelo subsetor de transformação, que teve a maior retração (9,2%) no confronto com os três meses anteriores e tem peso de 57,2%.
O IBGE divulgou anteontem apenas a média geral, e os dados por subsetores foram calculados pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Para o diretor da entidade, Paulo Francini, esse segmento deve continuar sofrendo mais do que os outros.
Indústria extrativa mineral (-5,6%) e construção civil (-5,8%) tiveram quedas semelhantes, enquanto o Siup (Serviços Industriais de Utilidade Pública) caiu só 0,5%. Marcela Prada, da consultoria Tendências, destaca que a produção vinha subindo em ritmo forte antes do agravamento da crise e foi preciso ajustar os estoques. O uso da capacidade instalada chegou a 78,4% em janeiro, o menor nível desde novembro de 2003, segundo a Confederação Nacional da Indústria.


Texto Anterior: Petrobras prevê preço menor para gasolina se cenário não mudar
Próximo Texto: Emprego: Fevereiro deve ter saldo positivo de vagas, diz Lupi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.