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Wal-Mart passa Carrefour e ocupa segundo lugar no ranking 2006
Faturamento da rede americana subiu 10%; Pão de Açúcar mantém liderança
TATIANA RESENDE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A rede Wal-Mart passou o
Carrefour no ranking de faturamento de supermercados em
2006, ocupando a segunda posição no Brasil com uma receita
de R$ 12,9 bilhões. O Grupo Pão
de Açúcar continua na liderança (R$ 16,1 bilhões). Os dados,
divulgados pela revista Supermercado Moderno, foram contestados pelo Carrefour.
O faturamento da rede americana teve um incremento de
10,04% com relação a 2005.
Descontada a inflação do período, o aumento foi de 5,6%.
Já o faturamento do Carrefour, que teve alta de 1,13% nominalmente, apresentou queda
de 2,8% em termos reais. A rede, que perdeu a liderança no
segmento em 2002 para o Pão
de Açúcar, deve abrir entre 15 e
20 lojas neste ano. O Wal-Mart
deve inaugurar 28, sendo metade na região Nordeste.
A deflação no preço dos alimentos, que prejudicou as
grandes redes, foi um dos motivos apontados pelo presidente
do Wal-Mart Brasil, Vicente
Trius, para o bom desempenho
em 2006. "Criamos nossa própria deflação [reduzindo os
preços]. Tivemos crescimento
real no faturamento [desse segmento] porque vendemos muito mais", disse. O executivo
apontou ainda a preocupação
em atingir todos os tipos de públicos com a variedade específica de produto para cada região.
Para Sérgio Molinari, da Supermercado Moderno, o Wal-Mart é a rede que melhor opera
o gerenciamento de categoria
do produto. Ou seja, sabe adequar a variedade de itens necessária a cada loja, que muda
de acordo com o local e a renda
do cliente, já que não é possível
oferecer todo o sortimento de
marcas e tipos disponíveis no
mercado. "Além disso, o Carrefour fez aquisições pequenas, e
houve lojas que não tiveram
boa performance e tiveram que
ser revendidas", afirmou.
Houve crescimento no faturamento em todos os Estados
em que o Wal-Mart opera, com
destaque para as regiões Nordeste e Sul. "As aquisições ajudaram na consolidação. O sucesso passa por saber integrar
de maneira correta as marcas,
os modelos e as pessoas", disse,
Trius, referindo-se à compra da
rede Bompreço em março de
2004 e da rede Sonae em dezembro de 2005. Os saltos na
receita foram registrados justamente nesses anos, subindo de
R$ 1,9 bilhão em 2003 para R$
6,1 bilhões em 2004 e, no ano
seguinte, para R$ 11,7 bilhões.
Carrefour
O Carrefour contestou, na
noite de ontem, os dados da Supermercado Moderno, declarando um faturamento de R$
12,91 bilhões, e não R$ 12,68 bilhões (como consta na publicação, que disse ter recebido os
números em março), o que
manteria a rede francesa no segundo lugar. Sem o arredondamento (R$12.909.842.706,00),
questionado pela reportagem, a
rede continua na terceira posição, por uma diferença inferior
a R$ 2 mil para o Wal-Mart.
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