São Paulo, quinta-feira, 12 de abril de 2007

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Wal-Mart passa Carrefour e ocupa segundo lugar no ranking 2006

Faturamento da rede americana subiu 10%; Pão de Açúcar mantém liderança

TATIANA RESENDE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A rede Wal-Mart passou o Carrefour no ranking de faturamento de supermercados em 2006, ocupando a segunda posição no Brasil com uma receita de R$ 12,9 bilhões. O Grupo Pão de Açúcar continua na liderança (R$ 16,1 bilhões). Os dados, divulgados pela revista Supermercado Moderno, foram contestados pelo Carrefour.
O faturamento da rede americana teve um incremento de 10,04% com relação a 2005. Descontada a inflação do período, o aumento foi de 5,6%.
Já o faturamento do Carrefour, que teve alta de 1,13% nominalmente, apresentou queda de 2,8% em termos reais. A rede, que perdeu a liderança no segmento em 2002 para o Pão de Açúcar, deve abrir entre 15 e 20 lojas neste ano. O Wal-Mart deve inaugurar 28, sendo metade na região Nordeste.
A deflação no preço dos alimentos, que prejudicou as grandes redes, foi um dos motivos apontados pelo presidente do Wal-Mart Brasil, Vicente Trius, para o bom desempenho em 2006. "Criamos nossa própria deflação [reduzindo os preços]. Tivemos crescimento real no faturamento [desse segmento] porque vendemos muito mais", disse. O executivo apontou ainda a preocupação em atingir todos os tipos de públicos com a variedade específica de produto para cada região.
Para Sérgio Molinari, da Supermercado Moderno, o Wal-Mart é a rede que melhor opera o gerenciamento de categoria do produto. Ou seja, sabe adequar a variedade de itens necessária a cada loja, que muda de acordo com o local e a renda do cliente, já que não é possível oferecer todo o sortimento de marcas e tipos disponíveis no mercado. "Além disso, o Carrefour fez aquisições pequenas, e houve lojas que não tiveram boa performance e tiveram que ser revendidas", afirmou.
Houve crescimento no faturamento em todos os Estados em que o Wal-Mart opera, com destaque para as regiões Nordeste e Sul. "As aquisições ajudaram na consolidação. O sucesso passa por saber integrar de maneira correta as marcas, os modelos e as pessoas", disse, Trius, referindo-se à compra da rede Bompreço em março de 2004 e da rede Sonae em dezembro de 2005. Os saltos na receita foram registrados justamente nesses anos, subindo de R$ 1,9 bilhão em 2003 para R$ 6,1 bilhões em 2004 e, no ano seguinte, para R$ 11,7 bilhões.

Carrefour
O Carrefour contestou, na noite de ontem, os dados da Supermercado Moderno, declarando um faturamento de R$ 12,91 bilhões, e não R$ 12,68 bilhões (como consta na publicação, que disse ter recebido os números em março), o que manteria a rede francesa no segundo lugar. Sem o arredondamento (R$12.909.842.706,00), questionado pela reportagem, a rede continua na terceira posição, por uma diferença inferior a R$ 2 mil para o Wal-Mart.


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