São Paulo, sábado, 12 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produção de cereal atingirá recorde, diz FAO

DA BLOOMBERG

A produção mundial de cereais deverá atingir recorde com um aumento de 2,6% neste ano, num momento em que os agricultores expandem suas áreas cultivadas, disse a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).
Os produtores rurais deverão colher 2,164 bilhões de toneladas de grãos em 2008. A maior parte desse acréscimo na produção será constituída por trigo, disse a FAO em relatório divulgado ontem.
Os contratos de trigo negociados em Chicago quase duplicaram de preço nos últimos anos, alcançando um recorde em 27 de fevereiro, em parte devido ao excesso de chuvas registrado nos Estados Unidos em 2007 e à seca observada no Canadá e na Austrália, que reduziram os estoques mundiais. Como resultado dessa queda de estoques, os países mais pobres deverão gastar 56% mais com grãos neste ano em comparação com o ano passado. Segundo a FAO, 37 países se defrontam com "crises alimentares".
"A inflação dos preços dos alimentos prejudica mais os pobres, uma vez que a parcela do total de seus gastos voltada para a alimentação é muito maior do que a das populações de maiores posses", disse Henri Josserand, representante da FAO.
Os alimentos respondem por 10% a 20% dos gastos do consumidor nas nações industrializadas. Nos emergentes, muitos dos quais os países desenvolvidos são importadores líquidos de alimentos, esse percentual sobe para 60% a 80%.
"As condições favoráveis do clima serão ainda mais decisivas na próxima safra, pelo fato de as reservas mundiais de cereais terem sofrido uma redução drástica", disse a FAO.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Foco: É "mentira deslavada" que produção de álcool cause inflação, afirma Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.