São Paulo, terça-feira, 12 de maio de 2009

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Vendas do varejo no Dia das Mães têm expansão menor

Aumento neste ano ficou em apenas 1,9%, bem inferior aos 7,7% do ano passado, afirma Serasa

DA REDAÇÃO

Apesar de as vendas do comércio apresentarem alta de 1,9% na semana do Dia das Mães (de 4 a 10 deste mês) ante o mesmo período do ano anterior, o varejo teve o menor crescimento desde 2002, segundo pesquisa da Serasa Experian. No final de semana da data (8 a 10), houve acréscimo de 3,1%.
Considerando apenas a cidade de São Paulo, o aumento foi maior em ambos os confrontos: 2,1% e 3,7%, respectivamente.
Carlos Henrique de Almeida, economista da Serasa, diz que a expansão no faturamento está dentro do esperado pelo comércio. O consumidor está mais cauteloso com os desdobramentos da crise, temendo perda de renda e de emprego, além de maior endividamento.
A aceleração do crescimento nos três últimos dias mostrou o velho hábito dos brasileiros de deixar as compras para perto da data -quem fez isso neste ano foi recompensado com promoções de última hora, feitas pelos varejistas.
Vale lembrar ainda que 2008 tem uma base elevada de comparação, já que as vendas haviam crescido 7,7% na semana do Dia das Mães ante 2007.
A Casas Bahia, maior rede varejista de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e móveis do país, contabilizou queda média de 17% nas vendas neste mês e de 18% na linha branca, apesar da redução do IPI para esses produtos desde abril.
Já no Wal-Mart, as vendas subiram 30%, puxadas por linha branca (50%) e eletroeletrônicos (40%).
O faturamento com pranchas e chapas para o cabelo, que lideraram a preferência entre os itens de cuidados pessoais, tiveram salto de 90% no final de semana.
O Grupo Pão de Açúcar, que divulgou apenas as vendas do fim de semana, registrou crescimento de 42% na linha branca, com destaque para lavadoras de roupas (48%). Na média, os presentes tiveram alta de 25%. (TATIANA RESENDE)


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