São Paulo, segunda-feira, 12 de junho de 2006

Texto Anterior | Índice

FEBRE AFTOSA

Rodrigues vai à Rússia negociar fim de embargo

SHEILA D'AMORIM
ENVIADA ESPECIAL A SÃO PETERSBURGO

Quase oito meses após a descoberta de focos de febre aftosa no Brasil, o governo ainda não conseguiu suspender o embargo à carne brasileira imposto por importantes importadores como a Rússia.
Na tentativa de reabrir esse mercado para os produtores nacionais, o ministro Roberto Rodrigues (Agricultura) desembarca hoje em São Petersburgo para um encontro com autoridades locais e deverá negociar a ida de uma equipe de sanitaristas russos ao Brasil.
A viagem foi acertada de última hora. Rodrigues estava com agenda programada para Buenos Aires, mas mudou seus planos para tentar resolver o assunto de vez.
Na sexta-feira, o tema foi discutido pelo ministro Guido Mantega (Fazenda) com o ministro das Finanças da Rússia. Ele aproveitou o convite para o Brasil participar do encontro dos ministros da Fazenda do G8 -grupo formado pelas sete economias mais industrializadas e a Rússia- para abordar o assunto.
No ano passado, as importações de carne bovina e suína feitas pela Rússia somaram US$ 1,5 bilhão. Neste ano, até abril, ficaram em US$ 303 milhões.


Texto Anterior: Justiça decidirá hoje o destino da Varig
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.