São Paulo, sexta-feira, 12 de junho de 2009

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Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@grupofolha.com.br

Real tem espaço para se valorizar até 2010, afirma Tendências

A moeda brasileira ainda tem espaço para se valorizar mais neste ano e no próximo. A tendência de desvalorização do dólar em relação a diferentes moedas e a manutenção das exportações brasileiras de commodities em ritmo forte dão mais fôlego ao movimento de alta do real.
Essa é a análise dos economistas André Sacconato e Bruno Rezende, da consultoria Tendências, que revisou para baixo suas projeções para o dólar. Agora, sua perspectiva é que a moeda norte-americana feche este ano cotada a R$ 1,85. Para o final de 2010, a projeção é de R$ 1,70.
Com base em uma avaliação de cada conta do balanço de pagamentos (transações econômicas e financeiras feitas por um país com os demais), a Tendências projetou um saldo de US$ 19,3 bilhões para o Brasil neste ano e de US$ 18,4 bilhões em 2010. Em 2008, essa sobra foi de US$ 3 bilhões.
"Esses valores são suficientes para aumentar a oferta de câmbio no país", afirmam os economistas.
Do ponto de vista externo, os economistas veem a continuidade do movimento de desvalorização do dólar frente a outras moedas, como o real. O motivo é que, mesmo que a economia americana apresente sinais de recuperação, o Fed (Federal Reserve, o BC dos EUA) elevará os juros em ritmo lento e será mais tolerante com a inflação, segundo perspectivas da Tendências.
"Para não correr o risco de gerar uma nova recessão na economia por causa de um aperto monetário prematuro, o Fed pode aceitar um pouco mais inflação neste processo de reversão do "exagero" da política monetária", afirma a consultoria.
"Assim, a tendência do dólar deve continuar sendo de desvalorização perante uma cesta de moedas."

COPO
A alta do preço do leite que o consumidor brasileiro tem visto nas gôndolas do supermercado não pode ser justificada só pela entressafra, segundo o Ibef (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças) do Espírito Santo. Para Geraldo Carneiro, presidente da entidade, "a alta demanda do mercado interno puxada pelo aumento da renda per capita pressiona os preços, mas, soma-se a isso o fato de que, há três meses, não são liberadas pelo governo licenças para importação de leite em pó vindo da Argentina e do Uruguai". Segundo Carneiro, "mesmo o volume de importação sendo pequeno, equivalente a 0,88% da produção nacional em 2008, serviria para estimular a concorrência e regular o preço".

CAFÉ
A rede de cafeterias Vanilla Caffé, que tem hoje 22 lojas no país, abrirá mais 15 até o fim do ano. Com isso, quer incrementar os negócios em 30% ante 2008, o que significa faturamento de R$ 25 milhões. Até o fim de julho serão inauguradas mais três, sendo duas em Manaus.

NOVA FRANQUIA
A Visual Mídia, de formação profissionalizante, vai lançar uma rede de franquias com sua marca própria. Hoje, a empresa possui 500 escolas licenciadas no país para usar seu método de ensino. A meta é atingir 140 franquias e 700 escolas parceiras em dois anos.

GOMA
A italiana Perfetti van Melle, fabricante da marca Mentos, avançou no segmento de balas e gomas de mascar no país. Suas vendas cresceram 22,3% nos seis bimestres encerrados em março, ante igual período de 2008, segundo a Nielsen. O mercado total cresceu só 6%.

CASAMENTEIRO
Mais de 20 casais ribeirinhos da região do Rio Madeira, reassentados impactados pela construção da usina de Santo Antônio, se casam amanhã, dia de Santo Antônio. A festa, das alianças aos papéis do cartório, será paga pela Santo Antônio Energia, que constrói a hidrelétrica.

GARRAFA
O atacadista Makro está investindo R$ 5 milhões na ampliação do espaço Speciale Adega & Emporium, que contém mais de mil rótulos de vinhos. Hoje o espaço existe apenas em uma loja, em SP, mas será inaugurado em outras três unidades da região metropolitana. Direcionado a donos de pequenos hotéis e restaurantes, o Speciale traz sommeliers para orientar na harmonização do cardápio com os vinhos.

TEMPORÁRIO
A Puma acaba de inaugurar sua primeira Pop Up Outlet no Brasil. A loja temporária, localizada no bairro da Vila Mariana, em São Paulo, venderá peças de coleções passadas da marca com descontos. Para comunicar os moradores da região sobre a nova loja a marca vai fazer uma ação por meio de SMS e enviará conteúdo sobre a trajetória da Puma para os clientes. A loja vai funcionar até 26 o dia de junho.

Hypermarcas deixa produção para sua subsidiária Cosmed
A Hypermarcas anunciou ontem que vai separar suas gestões comercial e de marketing das atividades de produção.
Por meio de uma cisão parcial seguida de incorporação de ações, a Hypermarcas transferiu duas de suas plantas em São Paulo para sua subsidiária Cosmed, antiga Niasi, adquirida no ano passado.
Com a realização do negócio, a Hypermarcas pretende focar nas atividades de administração de marca e distribuição dos produtos, deixando para a Cosmed o foco nas atividades de produção.
De acordo com a empresa, não vai haver nenhuma mudança societária.
Por meio de comunicado, a Hypermarcas informou que pretende seguir modelos já adotados por grandes empresas nos EUA, no Japão e na Europa para reduzir custos e ganhar e produtividade.

DATA VÊNIA
O escritório de advocacia DGCGT (Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados) se associou ao escritório chinês Beijing DeHeng Law Office. O escritório brasileiro já tinha filial na China, mas, por ser estrangeiro, não podia advogar no país, apenas prestar consultoria sobre a legislação brasileira. Com a parceria, poderá atuar na Justiça chinesa por intermédio do Beijing DeHeng. "Temos muitas questões de contratos de comércio internacional que precisaram de renegociação após a crise", diz o sócio Luiz Arthur Caselli Guimarães.


com JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI


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