São Paulo, Sábado, 12 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No dia 17, CPMF volta e IOF dos fundos cai

da Sucursal de Brasília

O secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, disse ontem que o aumento da alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) concedido em janeiro será cancelado no próximo dia 17.
Nessa data, o governo voltará a cobrar a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), extinta em janeiro.
O aumento de 0,38 ponto percentual no IOF foi estabelecido para substituir parte da arrecadação da contribuição, cuja prorrogação sofreu atraso no Congresso.
Para fazer a compensação, a Receita também passou a cobrar o IOF sobre aplicações financeiras em fundos de investimentos, com alíquota de 0,38%.
Outra medida tomada com o argumento de compensar a suspensão da CPMF foi o aumento da alíquota e da base de contribuição da Cofins. Essas inovações, no entanto, serão mantidas.
O recolhimento do IOF teve aumento real de 37,91% em relação ao mesmo período de 1998, tendo passado de R$ 1,876 bilhão para R$ 2,587 bilhões.


Texto Anterior: Arrecadação de impostos teve declínio de 13,66% em maio
Próximo Texto: Economia dos EUA indica que juro subirá
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.