São Paulo, quinta-feira, 12 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Combate à Aids pelo Brasil recebe elogios

DA REPORTAGEM LOCAL

Bill Clinton elogiou, durante sua palestra em São Paulo, os programas brasileiros de combate à Aids e de ajuda às famílias pobres que tenham crianças que frequentem a escola.
Clinton ressaltou que o programa de brasileiro de educação no combate à Aids e distribuição de medicamentos gratuitos reduziu pela metade a taxa de mortalidade da doença no Brasil.
"O Brasil é um bom lugar para se falar sobre esse tema, por causa do excelente trabalho que está sendo feito aqui", disse o ex-presidente norte-americano. "É um exemplo para ser levado para o resto do mundo."
Os EUA haviam feito reclamação formal na OMC (Organização Mundial do Comércio) contra a política de patentes de medicamentos do Brasil, especialmente na área de remédios contra a Aids.
"O importante é distribuir a medicação a preços baixos", disse Clinton, ontem, durante a palestra, endossando a política brasileira de produção de medicamentos genéricos, que foi uma das principais reclamações dos norte-americanos na OMC.
Clinton também elogiou o programa bolsa-escola, que dá ajuda financeira a famílias pobres em que as crianças estejam frequentando a escola. "Temos que apoiar medidas como essa para que possamos educar as crianças e não tenhamos uma geração vulnerável ao narcotráfico e a outros problemas no futuro", disse.
O ex-presidente norte-americano citou um programa parecido nos Estados Unidos e defendeu a ajuda financeira dos países ricos aos pobres para adoção desse tipo de iniciativa.
Além disso, Clinton disse que é necessário ajudar os países pobres a difundir o uso de informática entre as crianças, ao mesmo tempo em que se combate a miséria. As novas tecnologias, segundo Clinton, podem ajudar no combate à pobreza e na diminuição das diferenças de renda.


Texto Anterior: EUA devem dar ajuda, diz Clinton
Próximo Texto: Empresários e políticos acham desvalorização do peso inevitável
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.