São Paulo, quarta-feira, 12 de julho de 2006

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MERCADO ABERTO

Guilherme Barros @ - guilherme.barros@uol.com.br

Fiesp apóia substitutivo para agências

A Fiesp vai apoiar a elaboração de um substitutivo para o projeto de lei nš 3.337/2004, apresentado pelo governo para criar um modelo único de funcionamento das agências reguladoras. "Nós vamos entrar de cabeça nesse debate", afirmou Martus Tavares, vice-presidente executivo da Fiesp.
A decisão da Fiesp de participar dessa discussão foi tomada ontem depois de reunião de Tavares, em São Paulo, com o presidente da Abar (Associação Brasileira das Agências Reguladoras), Álvaro Machado, e com o deputado Ricardo Barros (PP-PR), coordenador da Frente Parlamentar das Agências de Regulação.
Segundo Martus Tavares, a Fiesp vai procurar incentivar outras entidades empresariais a também apresentarem sugestões para o substitutivo. O objetivo é mobilizar as lideranças empresariais do país para a necessidade de criar um aparato legal que garanta a eficiência das agências. "Se as agências não funcionarem de forma eficiente, será difícil atrair investimentos para o país", diz.
O presidente da Abar, Álvaro Machado, diz que o projeto de lei encaminhado pelo governo ao Congresso está longe do ideal para garantir a autonomia de trabalho das agências. "O projeto do governo não só não contempla a independência das agências como mantém o controle sobre elas", diz.
De acordo com Machado, o substitutivo ao projeto de lei deverá dar ênfase à necessidade de as agências funcionarem como um órgão de Estado, e não de governo. Hoje, segundo ele, as agências têm sofrido uma enorme interferência do governo, ao se submeter até a indicações políticas para a ocupação de cargos de diretoria, quando as nomeações deveriam ser eminentemente técnicas. Por isso, a necessidade de um aparato legal que livre as agências dessas interferências.

MARIA-FUMAÇA
Até março de 2007, a Vale do Rio Doce vai receber 28 novas locomotivas importadas dos EUA -neste ano já chegaram 29- para atender às demandas de transporte da Estrada de Ferro Carajás e da Estrada de Ferro Vitória a Minas. O investimento na compra das 57 máquinas é de US$ 114 milhões. Em 2005, a Vale recebeu 88 locomotivas, do lote total de 145 compradas nos últimos dois anos.

ALÔ GLAMOUR
A Motorola dá a largada hoje em sua corrida pela promoção do design, principal foco da empresa, que direcionará 40% dos investimentos totais deste ano para eventos do setor, como a São Paulo Fashion Week. A maratona começa com a abertura do espaço da empresa no prédio da Bienal (SP), onde serão lançados novos modelos. A principal novidade acompanha a atmosfera de luxo da semana de desfiles: a empresa aproveita para lançar seu modelo V3i dourado, com assinatura dos estilistas italianos Dolce&Gabbana. Além da novidade, serão exploradas também as cores em outras linhas. Se a semana mostrará as tendências do verão, a Motorola aposta em tons de laranja, verde, azul e rosa. "Nossa idéia é mostrar a diferenciação da Motorola pelo desenho. Com isso, pretendemos manter a liderança no mercado", diz Claudia Colaferro, principal executiva de marketing da empresa no Brasil.

BARATINHO
A Copa do Mundo não inflacionou os preços de eletroeletrônicos, segundo pesquisa que a Fecomercio SP divulga hoje. O setor teve a sexta queda consecutiva do ano, de 1,65% em junho.

NO PODER
Será criado, no dia 20, o Lidem, grupo de mulheres líderes, braço do Lide -de líderes empresariais, com 356 empresas privadas. Fazem parte do comitê Amalia Sina (Philip Morris), Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza), Regina Nunes (Standard & Poor's), Chieko Aoki (Blue Tree), Sylvia Coutinho (HSBC), entre outras. A presidente será escolhida na mesma data. A marca Lidem foi criada pela agência DPZ.

HERMANOS
Os brasileiros foram os principais clientes do "free shop" argentino, responsáveis por 22% das compras realizadas em junho.

NOVATO SUSPENSE
Os fabricantes de rações para animais, que em 2006 prevêem vender 48,8 milhões de toneladas (contra 42 milhões em 2005), estão ansiosos com a chegada de um novo player, que dentro de alguns dias vai anunciar sua presença no país e investimentos no setor.

PARCERIA
A Suzano fechou parceria com clientes do mercado editorial para veicular anúncios de livros e lançamentos e, com isso, aumentar as vendas das editoras. O informe publicitário Espaço Suzano de Incentivo à Leitura divulgará 90 obras.

MOTOR 3 MILHÕES
A fábrica da Volkswagen em São Carlos vai produzir, nesta semana, o motor número 3 milhões, alguns meses antes de a unidade completar dez anos. Diariamente são fabricados 1.800 motores.



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