São Paulo, quinta-feira, 12 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petrobras anuncia sociedade na Gasmig

ELVIRA LOBATO
DA SUCURSAL DO RIO

A Gaspetro (subsidiária da Petrobras) anunciou ontem o fechamento de um acordo com a estatal mineira Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) para a compra de 40% do capital total da empresa de distribuição de gás do Estado, a Gasmig (Cia. de Gás de Minas Gerais). O valor das ações foi estipulado em cerca de R$ 144 milhões. A conclusão do negócio, no entanto, depende de aprovação da Assembléia Legislativa mineira.
Segundo o diretor de Gás e Energia da Petrobras, Ildo Sauer, o objetivo da empresa é estimular o consumo de gás natural no Estado de Minas.
A Cemig é acionista controladora da concessionária de gás, com 95% das ações. Segundo Sauer, ela se comprometeu a investir o dinheiro da venda das ações na ampliação da infra-estrutura da Gasmig. A Petrobras, por sua vez, assegura que participará dos novos investimentos na empresa, na proporção de seus 40% de capital.
O consumo de gás natural em Minas Gerais é, basicamente, industrial. A prioridade é a construção de redes para atendimento às empresas instaladas no Vale do Aço (região metropolitana de Belo Horizonte), no sul do Estado e no Triângulo Mineiro.
A rede de distribuição de gás do Estado é pequena. Segundo ele, a Petrobras só tem um gasoduto em Minas, que liga o Estado ao Rio de Janeiro.
A distribuição de gás natural é um serviço público concedido. A Petrobras é acionista de quase todas as concessionárias. As exceções são a Comgás (Companhia de Gás de São Paulo), a Gasmig e a CEG, que atende a capital do Rio.


Texto Anterior: Em dia volátil, petróleo fecha perto do recorde
Próximo Texto: Petroleiros farão protesto contra licitação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.