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BEBIDAS
Empresa diz que alterou descontos para elevar ganho
AmBev vende menos, mas lucro cresce 106% no segundo trimestre
ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL
Sem vender bebidas a mais, a
AmBev (dona das marcas Skol,
Brahma, Bohemia e Antarctica)
registrou alta de 16,8% na receita
líquida no segundo trimestre, que
atingiu R$ 2,1 bilhões. O lucro líquido deu um salto de 106,3% sobre o mesmo período do ano passado e atingiu R$ 265 milhões.
No primeiro semestre do ano
não foram consumidas mais bebidas das marcas. O volume de
cervejas entregue ao varejo caiu
6,7%. No caso de refrigerantes, a
redução foi de 2,2% no mercado
interno, na comparação com
2003. De abril a junho, a retração
na quantidade vendida foi de
7,3% e 6%, respectivamente, em
relação ao ano anterior.
A estratégia: "Utilizando pequenos reposicionamentos de preços,
cuidadosamente definidos por
embalagem, marca e região, fomos capazes de manter a rentabilidade da companhia sem prejudicar a sua participação de mercado", afirma Carlos Brito, diretor-geral do grupo.
Em outro momento, ao comentar o desempenho de refrigerantes, o grupo informa que houve
um impacto positivo nos resultados com o melhor mix de marcas,
a maior venda de itens por sua rede de distribuição e as "iniciativas
de preços".
Questionada pela Folha, a companhia esclarece que não aumentou preços recentemente. Diz que
o que houve foi uma melhora na
participação na venda de marcas
"premium", cujo preço é maior
que o das cervejas consideradas
tradicionais. E afirma que alterou
a sua política de descontos nos
preços, definida em conversas
com o varejo.
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