São Paulo, quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GM fará carro elétrico de baixo consumo

Veículo usará gasolina só para recarregar bateria, o que garantirá autonomia para rodar 98 km com um litro

Jeffrey Sauger/Efe
Fritz Henderson, da GM, anuncia autonomia do Volt de 230 milhas por galão (98 km por litro)

DA REDAÇÃO

A General Motors anunciou que o Chevrolet Volt, o seu modelo de carro elétrico com produção prevista para o fim de 2010, tem autonomia para rodar pelo menos 230 milhas por galão de combustível (cerca de 98 quilômetros por litro). A gasolina, no caso, é usada apenas para recarregar a bateria.
A promessa é que a bateria do Volt poderá ser carregada até mesmo em uma tomada doméstica, permitindo que o veículo tenha autonomia para andar cerca de 64 quilômetros. Depois disso, um motor movido a gasolina começa a funcionar e recarrega a bateria. Segundo a GM, quase 80% dos americanos rodam menos do que isso diariamente, o que significa que eles não precisariam usar gasolina.
"De acordo com os dados que vimos, muitos proprietários do Volt poderão usar apenas eletricidade diariamente", disse o presidente-executivo da GM, Fritz Henderson.
A montadora não anunciou o preço do Volt, mas anteriormente ela tinha sinalizado que ele deveria chegar às lojas por cerca de US$ 40 mil. Ela disse que, nos EUA, os consumidores pagarão cerca de US$ 2,75 em eletricidade para rodar 161 km.
O Volt é uma das principais apostas da GM para voltar a crescer no mercado americano. A montadora, que saiu recentemente do processo de concordata e tem o governo dos EUA como sua principal acionista, se volta para veículos ecologicamente corretos para atrair consumidores, após anos investindo em carros que consomem mais combustível.


Com o "New York Times"


Texto Anterior: Retração: PIB russo cai 10,9% no 2º tri e país entra em recessão
Próximo Texto: Ásia: Bancos seguram crédito, e economia da China esfria
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.