São Paulo, Quinta-feira, 12 de Agosto de 1999
Próximo Texto | Índice

PAINEL S/A

No macro, vai mal
As exportações não devem apresentar aumento expressivo neste ano, e o resultado comercial deverá ser deficitário em US$ 2 bilhões, diz Roberto Segatto, presidente da Associação Brasileira de Comércio Exterior (Abracex). Isso é no plano macro.

Setorialmente, nem tanto
O setor de papel comemora. A produção de papel aumentou 4,1% em junho de 99 contra junho de 98. No primeiro semestre, o crescimento foi de 3,8% sobre igual período de 98. Motivo: o consumo aumentou no exterior, tanto que as exportações em junho foram 41,3% superiores a junho de 98.

Fundo do poço
O cenário político continua incerto, mas crescem as possibilidades de alta da Bolsa de Valores. É que os papéis ficaram tão baratos que o investimento volta a ser atraente, apesar do risco.

A conferir
Já há uma movimentação positiva no mercado por conta da proposta de Orçamento que o governo deve encaminhar ao Congresso até o final do mês. A expectativa é que o governo surpreenda (para o bem), mostrando como as contas fecharão no ano que vem.

Empresários escolhem
A Microsfot continua sendo a empresa mais admirada do Brasil, segundo pesquisa da revista "Carta Capital" e InterScience. A pesquisa revela, entretanto, que entre as dez mais lembradas só há uma montadora: a GM, que do 6º caiu para o 10º lugar.

Falta de apoio
Incomodou mais ao governo paulista a falta de apoio da Fiesp à limitação das importações por fabricantes paulistas do que ter de revogar o ato.

Tendência de baixa
O mercado espera a queda do dólar até setembro.

A favor ou contra?
Apesar de discursar em favor da produção do seu Estado, o Paraná, o governador Jaime Lerner não agrada a todos. Dizem que seu governo escolheu a empresa argentina Impsa para fornecer equipamentos para o porto de Paranaguá, em detrimento de fabricantes locais.

Nova planta
A B. Braun, fabricante de produtos farmacêuticos, investiu US$ 35 milhões em sua nova fábrica de soro em São Gonçalo (RJ), que deverá criar 300 novos empregos. A inauguração está marcada para o dia 20.

Alerta saúde
Uma pesquisa encomendada pela Fecoagro (que reúne cooperativas de produtores gaúchos) revela que mais de 50% dos entrevistados -em vários pontos do país- pagariam 10% a mais por um arroz sem agrotóxico.

Agilidade empresarial
O novo código de trânsito, que entrou em vigor no ano passado, já criou uma nova especialidade: empresas de recurso contra multas, acompanhamento de pontuação etc. Há despachantes que também oferecem o serviço.

Guerra do preço
As tubaínas continuam aumentando sua participação no mercado de refrigerantes. No bimestre fevereiro/março eram 32,4% e 33,3% em abril/maio. Em 98, o aumento das vendas em volume foi de 44% sobre 97.


E-mail: painelsa@uol.com.br



Próximo Texto: Política econômica: Fiesp critica desarticulação política
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.