São Paulo, domingo, 12 de setembro de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

O xis...
José Eduardo Dutra (Petrobas) irá a Buenos Aires no final desta semana para se encontrar com Roberto Lavagna, ministro da Economia da Argentina. Na mesa, os detalhes para a construção do gasoduto San Martín.

...da questão
O modelo que está sendo discutido entre Brasil e Argentina para a formatação da construção do gasoduto atende integralmente o que a Petrobras queria desde o início das negociações.

Poder de batom
Barbara Rosenberg e Mariana Tavares de Araújo, ambas da SDE, estão entre as cem mulheres mais influentes no mundo da concorrência, segundo a "Global Competition Review". A outra brasileira que aparece na lista é Viviane Nunes Araújo Lima, do Vieira, Rezende, Barbosa e Guerreiro Advogados.

Financiamento
O Banco do Brasil inaugura na terça uma linha de financiamento de 13º salário para pessoa jurídica. O prazo de liquidação é de até 12 meses, e a empresa pode definir o melhor dia do mês para o pagamento do capital emprestado. O BB ainda premiará as empresas que processam sua folha de pagamento no banco.

Lançamento
Antonio Dias Leite lança o livro "A Economia Brasileira - De Onde Viemos e Onde Estamos" (editora Campus). O evento acontece amanhã, na Fiesp, em São Paulo.

Vapt-vupt
A Montblanc acaba de lançar caneta de edição limitada da coleção Escritores, em homenagem a Franz Kafka. As 30 unidades que vieram para o Brasil foram vendidas no mesmo dia em que chegaram. Já há dez nomes em lista de espera. Cada caneta-tinteiro dedicada a Kafka custa R$ 4.650.

Trainees
O Grupo Gerdau acaba de abrir o seu processo de seleção de trainees. A expectativa da empresa é que mais de 10 mil candidatos se inscrevam para as cerca de cem vagas. O prazo de inscrição vai até o dia 26.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Sem efeito

Se o governo não tivesse aumentado os impostos (PIS/Cofins) e não tivesse mantido os juros tão altos, a economia teria crescido mais e a recuperação do emprego seria ainda maior. A análise consta de trabalho do economista Júlio Sérgio Gomes de Almeida, do Iedi, que será apresentado amanhã no Fórum de Economia em comemoração dos 50 anos da FGV.
De acordo com o trabalho de Gomes de Almeida, uma espécie de compêndio com os estudos feitos pelo Iedi neste ano, foi um erro de política fiscal o aumento da alíquota da Cofins. Em razão disso, a população não sentiu os efeitos do crescimento. "O aumento da tributação anula o aumento do rendimento real ocorrido no período", afirma o economista. "Com isso, tolhe o impulso que de outra forma viria em prol do crescimento dos setores mais empregadores da economia."

Próximo Texto: Brasileiro ainda consome menos que em 96
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.