São Paulo, domingo, 12 de setembro de 2004

Texto Anterior | Índice

AUTOPEÇAS

Metalúrgicos têm maior aumento real em 12 anos

DA FOLHA ONLINE

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC aprovou ontem, em assembléia geral, a proposta de reajuste de 9,37% para os trabalhadores do setor de autopeças. O aumento corresponde à inflação de 5,37% acumulada nos últimos dez meses mais reajuste real de 4%, o maior dos últimos 12 anos.
Trabalhadores e empresários também chegaram a acordo para limitar o número de horas extras, a 286 horas por ano e 30 horas por mês. Quando o trabalhador superar o limite, receberá adicional de 75% de segunda a sábado e de 130% de domingos, feriados e dias já compensados.
O acordo prevê que as empresas terceirizadas cujos contratos já estão em vigor terão 180 dias para cumprirem as regras trabalhistas, previdenciária, de saúde e segurança do trabalho. Caso contrário, terão os contratos rescindidos pelas empresas ligadas ao Sindipeças (sindicato do setor).

Greve
Os metalúrgicos dos grupos 9 (trefilação e laminação de metais ferrosos, máquinas, aparelhos elétricos, eletrônicos e similares, refrigeração, esquadrias etc.), 10 (lâmpadas, rolhas metálicas, aparelhos elétricos de iluminação, artefatos de ferro etc.) e fundição aprovaram greve a partir de amanhã. Os patrões ainda não apresentaram proposta de reajuste.

Texto Anterior: Acordo automotivo: Concessão a argentinos não é descartada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.