São Paulo, terça-feira, 12 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PROJEÇÕES

Mercado prevê que Selic caia para 13,75% até o fim do ano

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Com inflação em queda e a economia crescendo menos do que se esperava, o Banco Central deve reduzir os juros mais duas vezes neste ano. Essa é a expectativa dos analistas de mercado consultados pelo próprio BC na última sexta. Segundo o levantamento, a taxa Selic -hoje em 14,25% ao ano- deve cair para 13,75% até dezembro.
Isso significaria dois cortes de 0,25 ponto percentual cada um nas duas últimas reuniões do Copom de 2006. O próximo encontro deve ser em 17 e 18 de outubro -e, para essa reunião, o mercado prevê corte de 0,25 ponto.
Essa projeção é a média das estimativas fornecidas por um grupo de aproximadamente cem analistas do setor privado. A mesma pesquisa aponta também perspectivas cada vez mais favoráveis para a inflação.
Para este ano, a projeção para a alta do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) foi reduzida pela quarta semana seguida, para 3,32% -abaixo dos 3,63% da pesquisa feita uma semana antes e dos 4,5% fixados pela meta do governo.
Bancos e consultorias ouvidos pelo BC também começam a atualizar suas previsões para a inflação do ano que vem. A estimativa média, que antes estava em 4,5%, passou para 4,4% -a meta de 2007 também é de 4,5%.
O cumprimento da meta de inflação do ano que vem tem ganhado cada vez mais peso nas decisões do Copom. Como uma mudança nos juros leva algum tempo para ser efetivamente sentida pela economia, um corte na Selic feito agora teria mais impacto nos preços de 2007.
Ainda segundo a pesquisa do BC, a expectativa dos analistas em relação ao crescimento da economia continua pouco animadora. A projeção média é que a expansão do PIB (Produto Interno Bruto) fique em 3,2% neste ano e em 3,5% no ano que vem, mesmos números do levantamento feito no dia 1º deste mês. A estimativa para o crescimento da produção industrial em 2006, porém, caiu de 4% para 3,81%.


Texto Anterior: Governo deverá anunciar hoje pacote para habitação
Próximo Texto: Temor de freada derruba commodities
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.