São Paulo, quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PIB no 2º tri deve ficar pouco abaixo de 5,5%

Dado que será divulgado hoje no Rio pelo IBGE mostra aquecimento da economia brasileira de janeiro a junho

Taxa acumulada em 12 meses está perto de 5%, o melhor resultado desde 2004, quando a economia do país cresceu 5,7%

GUILHERME BARROS
COLUNISTA DA FOLHA

O PIB do segundo trimestre deve registrar um crescimento pouco abaixo de 5,5% em relação ao mesmo período de 2006, segundo apurou a Folha. No acumulado dos últimos 12 meses, o PIB mostra alta próxima a 5%, o melhor resultado desde 2004, quando o país alcançou um crescimento de 5,7%.
Em relação aos primeiros três meses do ano, o PIB do segundo trimestre deve ter registrado uma alta próxima a 1%, como esperava o mercado.
Os números do segundo trimestre, que serão divulgados hoje pelo IBGE, mostram que o país cresce a um ritmo acelerado e pode se expandir a uma taxa próxima de 5% no ano.
Apesar disso, o resultado no segundo trimestre está no piso das projeções feitas pelo mercado, o que indica que a economia não está tão superaquecida como se imaginava.
De acordo com a consultoria econômica LCA, o PIB deverá revelar um expressivo crescimento do consumo das famílias, com alta de 5,8% em relação ao mesmo período do ano passado. A pesquisa de comércio do IBGE já mostrava alta de 10% do volume de vendas no varejo no segundo trimestre.
Segundo a LCA, as contas nacionais devem assinalar também nova aceleração nos investimentos no segundo trimestre, com uma expansão de 12,1% em comparação ao ano passado, com destaque para construção civil e máquinas.


Texto Anterior: Mercado Aberto
Próximo Texto: Economia mantém ritmo de expansão no 3º trimestre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.