São Paulo, terça-feira, 12 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANIMAIS

Órgão quer controle populacional; Ibama é contra

Embrapa quer ver liberada a caça de jacaré e búfalo no Pantanal e em RO

JOSÉ SERGIO OSSE
DA REPORTAGEM LOCAL

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) quer ver liberada em breve a caça em duas regiões do país: o Pantanal e uma reserva biológica em Rondônia. Os animais cujo abate seria permitido são, respectivamente, o jacaré-do-pantanal e o búfalo.
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), porém, é contra as idéias da Embrapa. É preciso o aval do instituto para mudar a lei ambiental, que proíbe a caça de animais silvestres.
De acordo com a Embrapa, a população de jacarés-do-pantanal está grande, fruto do programa de preservação conduzido pelo Ibama na década de 80. Com a caça, diz Guilherme Mourão, pesquisador da Embrapa Pantanal, além de fazer o controle populacional do jacaré, haveria um incentivo ao desenvolvimento da região, com o comércio de carne e peles.
O caso do búfalo de Rondônia é diferente. O animal não é original da região da Reserva Nacional de Guaporé: foi trazido da ilha de Marajó na década de 50 pelo governo do Estado. O problema é que o animal se reproduziu demais, espantando animais originários dali e compactando o solo pobre da região.
Segundo o estudo do pesquisador Ricardo Gomes, da Embrapa Rondônia, liberar a caça controlada do búfalo poderia servir para incentivar o turismo no Estado.
A resistência do Ibama em aceitar a caça como manejo de populações nesses casos, segundo José de Anchieta dos Santos, diretor de fauna do instituto, é principalmente logística. Para ele, o controle, necessário à prática da caça, é difícil de ser realizado.
"Por isso, a caça é, para nós, a última opção", diz. Para ele, uma alternativa à caça do jacaré é a criação em cativeiro dos animais. No caso dos búfalos, há a possibilidade de distribuição de animais para complementar a agricultura familiar na região e o abate sistemático dos animais restantes.

Onde se pode caçar
A caça no Brasil é liberada apenas no sul do Rio Grande do Sul. Lá, universidades acompanham a atividade ao estipular os períodos abertos à caça e quais animais podem ser abatidos. Em geral, a liberação vale apenas para aves.


Texto Anterior:

AGROFOLHA
Soja: Adubar em excesso desperdiça R$ 280 mi

Próximo Texto: Temporada de caça
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.