São Paulo, quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@grupofolha.com.br

INTERNACIONALIZAÇÃO
Em mais uma fase de internacionalização, a vinícola Miolo foi a Mendoza -terra do vinho na Argentina. E, na próxima semana, chega ao mercado brasileiro o início da produção. O vinho tem nome em espanhol -"Los Nevados", como os índios chamavam a Cordilheira dos Andes-, mas a experiência de produção é brasileira.

DISTRIBUIÇÃO
Os investimentos são de US$ 500 mil na estrutura de comercialização, já que a produção será feita na Bodega Septima, em convênio com César Azevedo, brasileiro radicado em Mendoza. O projeto da Miolo na Argentina começa com as uvas malbec, cabernet sauvignon e chardonnay.

TROCA
A Miolo, que já tem parceria no Chile, quer aproveitar para fazer uma distribuição internacional do novo vinho, inclusive para Europa e EUA. Em contrapartida, leva para a Argentina o espumante feito no Brasil.

FORTE QUEDA
Os preços do algodão continuam com tendência de baixa no mercado externo, apesar de previsão de oferta e estoque menores. Nos últimos 12 meses, os preços recuaram 39,4% no mercado de Nova York.

PERDA DOBRADA
A crise de liquidez atingiu o setor sucroalcooleiro, que está sem capital de giro e sem recursos para exportação. Para atenuar essa situação, muitas empresas têm colocado produto acima da demanda no mercado, derrubando ainda mais os preços.

PLANO ADIADO
Três empresas entre as que deveriam iniciar a moagem de cana neste ano na região centro-sul adiaram o início de atividades para 2009. Outras duas só iniciaram suas atividades neste mês, no final de safra.

MENOS AÇÚCAR
A produção de açúcar do centro-sul atinge 22,6 milhões de toneladas, 4,8% a menos do que em 2007. Já a de álcool subiu para 20,2 bilhões de litros, 15,4% a mais do que em 2007, segundo a Unica.

EM QUEDA
A arroba de carne suína já recuou 32% no mercado paulista nos últimos 30 dias. Ontem, alguns frigoríficos ofereciam apenas R$ 46 pela arroba, com a média de preços ficando em R$ 47,70, mostra a Folha.

NOVA COMPRA
Após adquirir a norueguesa Immunocorp Animal Health, a brasileira Biorigin, que atua no mercado de ingredientes alimentícios e nutrição animal, está comprando a norte-americana PTX Food Corp. Com as aquisições, a Biorigin busca expansão e fortalecimento externo, segundo Mario Steinmetz, diretor da empresa.


Texto Anterior: Telefonia: Vivo reverte prejuízo e lucra R$ 129,8 mi
Próximo Texto: Setor aéreo terá menor crescimento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.