São Paulo, sábado, 12 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trichet critica a "cultura de bônus" pagos por bancos

DA REDAÇÃO

O presidente do BCE (Banco Central Europeu), Jean-Claude Trichet, afirmou ontem que o pagamento de grandes bônus pelos bancos pode contribuir para uma nova crise financeira.
Segundo ele, as instituições financeiras deveriam aproveitar o lucro para aumentar seu capital, em vez de gastar "injustificadas quantias em compensações ou bonificações".
Para o dirigente, os gastos excessivos podem até mesmo ameaçar a estabilidade do sistema financeiro. "A chamada cultura do bônus é um dos vários fatores que podem levar o sistema financeiro para o caminho errado: em vez da intermediação, a especulação autorreferente; em vez da estabilidade de médio prazo, a orientação de curto prazo; e, em vez de ser um setor de serviços, torna-se um setor de autosserviços."
Trichet afirmou ainda que o BCE forneceu liquidez ilimitada ao sistema financeiro dos 16 países da zona do euro não por causa dos banqueiros, mas para permitir que eles fornecessem crédito ao resto da economia.
Nos últimos dias, têm crescido os ataques contra os bônus pagos pelos bancos. O governo britânico já disse que vai cobrar uma taxa de 50% sobre as bonificações neste ano. E a França afirmou anteontem que deve tomar a mesma medida. Ambos os governos disseram ainda que a cobrança não deveria ficar restrita à Europa.

Com "Financial Times"



Texto Anterior: UE pressiona FMI por taxa sobre transações financeiras
Próximo Texto: Cai tempo gasto para achar emprego em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.