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Batata frita aumenta 7,97% em uma semana
da Reportagem Local
A batata frita é a grande campeã
de aumentos entre os produtos importados em supermercados e hipermercados de São Paulo. A constatação é do Datafolha, que vem
acompanhando semanalmente os
preços de 36 produtos -30 importados e 6 similares nacionais-,
desde o dia 22 de janeiro.
Entre os dias 3 e 10 de fevereiro, o
preço da batata frita aumentou, em
média, 7,97% nas lojas de 18 supermercados pesquisadas pelo Datafolha. O produto já vinha liderando a alta nas duas últimas semanas,
mas nos hipermercados. A alta foi
de cerca de 25% entre o dia 22 de
janeiro e 3 de fevereiro.
Ainda nos supermercados, a geléia importada apareceu no último
levantamento como o segundo
produto com maior variação de
preço: 5,80% entre 3 e 10 de fevereiro. A geléia nacional veio em
quarto lugar, com variação de
4,77%.
Nos hipermercados (18 lojas pesquisadas), a maior alta no período
ficou por conta do leite longa vida
integral (10,71%). O segundo lugar
foi do azeite espanhol (3,75%).
Os preços ainda não demonstram um padrão muito definido.
Em geral, permanecem estáveis,
mas já mostram uma leve tendência de alta. O índice geral da cesta
em hipermercados apresentou um
aumento de 0,11%.
Essa já é uma novidade em relação às semanas anteriores, quando
o índice geral foi negativo. Nos supermercados pesquisados o índice
geral caiu em relação à semana anterior, mas continua positivo. Foi
de 0,80% no último levantamento.
Além do aumento do preço de alguns produtos, o instituto verificou uma grande variação de preço
de um mesmo produto em lojas diferentes. A batata frita importada
mais uma vez bate o recorde: 115%
de diferença de preço entre uma
loja e outra de redes diferentes de
hipermercados. Uma explicação é
que o produto estava em oferta na
semana pesquisada em uma determinada rede de hipermercados.
Nos supermercados, o líder da
diferença de preços foi o vinho
suave branco nacional (108,91%).
A diferença do similar importado
foi de 72,94%.
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