São Paulo, Sábado, 13 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JURO FACILITADO

BB estuda crédito mais barato para automóveis

da Reportagem Local

O Banco do Brasil (BB) poderá oferecer linhas de crédito direto ao consumidor (CDC) para a compra de veículos sob condições mais favoráveis que as de mercado, disse ontem o secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Hélio Mattar.
Segundo ele, a participação do BB no acordo emergencial para o setor automotivo era a condição que faltava para reativar o mercado de automóveis.
"O presidente do banco, Andrea Calabi, se dispôs a avaliar a questão", disse o secretário.
Mattar não soube informar, entretanto, qual o montante a ser financiado pelo BB, nem as taxas de juros e os prazos.
O BB explicou que a discussão começou ontem mesmo e os financiamentos seriam para carros nacionais.
A reunião de ontem também determinou a inclusão nos benefícios dos veículos comerciais leves.
As montadoras e os trabalhadores também querem redução de impostos para caminhões, mas para isso seria necessário uma linha especial de crédito.
De acordo com Mattar, a área técnica do governo vai estudar o pedido. Uma possibilidade seria destinar mais verbas do Fundo de Amparo ao Trabalhador (recursos do PIS/Pasep)
Ficou acertado também que o acordo emergencial será auditado por empresas independentes, a serem contratadas pelas montadoras. Cada uma terá seu próprio auditor, que verificará se efetivamente o IPI e o ICMS foram reduzidos. (ME)




Texto Anterior: Governo federal vai perder arrecadação
Próximo Texto: PDV da Ford fica abaixo do esperado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.