São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mzafalon@folhasp.com.br

COM SEGURANÇA
As possibilidades proporcionadas pela biotecnologia deverão ser exploradas. No entanto é imperativo que os conceitos de biossegurança e do "princípio da precaução" estejam sempre à frente no desenvolvimento dos materiais. A avaliação é do novo chefe-geral da Embrapa Soja, o pesquisador Alexandre José Cattelan.

AQUECIDAS
As importações de farinha de trigo se mantêm aquecidas. Em apenas dois meses, o Brasil já importou 141 mil toneladas, 23% do volume comprado durante todo o ano passado. Os gastos somam US$ 51 milhões, e 97% dessa farinha vem do mercado argentino.

CHEGOU ÀS PADARIAS
O trigo voltou a atingir recordes ontem. A pressão dos preços é tão grande que representantes dos padeiros estiveram em Washington para mostrar às autoridades do setor as dificuldades de se formar um "blend" devido à falta de variedades de trigo.

DEMANDA
Se os percentuais de mistura de álcool à gasolina já aprovados em alguns países forem de fato praticados, haverá incremento da demanda em mais 40 bilhões de litros. Diante desse cenário, Sérgio Thompson-Flores, da Infinity Bio-Energy, destacará hoje, em Bruxelas, no "World Biofuels Markets", a importância do Brasil no setor.

NA BOLSA
Apenas 4% dos confinadores de Goiás utilizam a Bolsa de Mercadorias & Futuros como ferramenta de negociação ou hedge (proteção). É o que mostra o 1º Censo de Confinadores de Goiás, feito pela Assocon (Associação Nacional de Confinadores), em Goiânia.

PARTICIPAÇÃO TÍMIDA
"Sabíamos que havia uma participação tímida dos confinadores na BM&F, mas a porcentagem nos surpreendeu", avalia Juan Lebron, da Assocon. O cenário é promissor, já que Goiás tem 1 milhão de cabeças confinadas, diz ele.

RETENÇÕES
Houve uma mudança no sistema de retenção argentino nesta semana, tornando-o móvel. Para o Ministério da Economia, a nova tabela permite uma menor pressão dos preços externos na inflação e uma "sojificação" menor das lavouras.

NOVOS PATAMARES
A retenção da soja sobe de 35% para 44,1%; a de girassol, de 32% para 39,1%; já a de milho recua de 25% para 24,2%; e a de trigo, de 28% para 27,1%.

MAIS APROVAÇÃO
Após a aprovação dos pecuaristas norte-americanos, a JBS recebe o aval dos australianos. Para Bill Bray, da Cattle Council of Australia, a presença do JBS é boa porque é um participante forte no processo industrial e tem habilidades para o mercado internacional.

MEA CULPA
O presidente do frigorífico Westland/Hallmark Meat Company, do sul da Califórnia, admitiu, ontem, o abate de animais doentes. O fato gerou o maior recall de carne da história dos Estados Unidos, há três semanas.


Texto Anterior: Fraude: Funcionário de Société é detido
Próximo Texto: Dólar cai, e petróleo volta a atingir seu maior valor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.