São Paulo, sexta-feira, 13 de março de 2009

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@grupofolha.com.br

Endividamento sobe em março em São Paulo

A crise provocou o aumento do número de famílias endividadas no município de São Paulo em março, segundo a Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), que a Fecomercio-SP vai divulgar hoje.
A parcela de famílias com algum tipo de dívida, que vinha em queda, de 45% em janeiro para 38% em fevereiro, bateu em 50% no mês de março.
"Fevereiro tinha registrado uma queda recorde do endividamento, para 38%, porque as famílias passaram a ter medo de assumir dívidas em meio à crise e seguraram os compromissos", diz Kelly Carvalho, economista da Fecomercio SP.
A alta do endividamento para 50% neste mês, segundo Carvalho, foi provocada pelas dívidas tradicionais de início de ano, como IPVA, IPTU, gastos com escolas e viagens.
Na comparação com março de 2008 (48%), o indicador subiu dois pontos percentuais.
"O ambiente ainda é de muita cautela", diz Carvalho. A maioria dos consumidores entrevistados (86%) afirma que não planeja contratar nenhum tipo de financiamento nos próximos meses. "Isso mostra uma expectativa negativa frente à crise. O consumidor está tentando evitar endividar-se."
A quantidade de famílias com contas em atraso também subiu de 12% para 19%. Em março do ano passado, o indicador marcava 17%. O atraso é superior a 90 dias, para 35% dos entrevistados. Esse aumento das contas em atraso, segundo a economista, tem relação direta com a alta do desemprego na região metropolitana de São Paulo, que foi de 7,1% em dezembro para 9,4% em janeiro, segundo o IBGE.
A parcela de famílias inadimplentes em potencial, que acreditam não ter condições de pagar as suas dívidas nos próximos dois meses, está em 5%.
"Esse dado chama a atenção porque tende a ser pressionado dependendo de quais serão os próximos impactos da crise. Tende a piorar", diz.
O cartão de crédito se mantém como o principal tipo de dívida, atingindo 44% dos consumidores. Na sequência aparecem o crédito consignado (31%), os carnês (23%), o cheque pré-datado (17%), o cheque especial (16%) e o financiamento de veículo (7%). Financiamento de casa (2%) e outras dívidas (1%) apresentam participação menor.

PORTAS FECHADAS
O HSBC iniciou ontem o fechamento de 17 agências na capital paulista. Segundo dirigentes de um sindicato, cerca de cem funcionários de 6 agências do banco foram demitidos. No ano passado, o banco abriu exatamente 17 agências na cidade.

REALOCADAS
Segundo o HSBC, o fechamento das agências é um processo natural de realocação que será realizado nos próximos 30 dias. O banco disse que vai avisar com antecedência os clientes dessas mudanças e direcioná-los para agências vizinhas. O HSBC não confirma as demissões. De acordo com a instituição, a maior parte dos funcionários será remanejada para outras agências do Estado.

PAREDÃO
Lidera (de liderança) ou Insper (inspiração e pertence) são os nomes que devem suceder a marca Ibmec. Os alunos devem escolher o nome nos próximos dias.

ALVO
A crise econômica foi intensa no último trimestre de 2008, mas se concentrou na indústria e atingiu o emprego do setor. Os segmentos mais afetados foram os exportadores e o metal-mecânico. Essa é a conclusão de análise da Fiergs (federação da indústria gaúcha) dos dados do PIB divulgados nesta semana.

A CRISE CONTINUA
Para 2009, a perspectiva da Fiergs é de retração nos investimentos e menor dinâmica na arrecadação de impostos. O estudo da federação também prevê a continuidade do ajuste da indústria a um patamar menor de demanda e uma segunda onda da crise puxada pela redução da massa de salários.

CAFÉ
Mário Anseloni (HP) e João Dória Jr. (Lide) promoverão, no dia 27, um café da manhã com os executivos convidados para o 8º Fórum Empresarial, em São Paulo. Gustavo Loyola (ex-BC) fará palestra sobre "Sustentabilidade econômica nos tempos de crise" durante o evento.

MADEIRA
O SindusCon-SP, a prefeitura e o governo de SP e outras 16 organizações assinam um protocolo de cooperação na quarta para o uso de madeira legal e certificada na construção civil. Uma das definições é que as construtoras participarão de um projeto de rastreamento para que selecionem fornecedores pela origem da madeira.

COSTUREIRA
Giuseppe Tropi Somma, presidente da Abramaco, associação que reúne a indústria de máquinas de costura, afirma que desde os últimos meses de 2008, com o aprofundamento da crise, viu crescer a demanda por máquinas de costura domésticas e para pequenas confecções. "O aumento dessas vendas é proporcional ao desemprego. A costura é uma válvula de escape para gerar renda", afirma Somma. A Semana da Tecnologia Têxtil, evento que termina hoje em São Paulo, registrou aumento de 18% nas vendas de máquinas de pequeno porte para pequenas e médias empresas.

MARTELO
A Suzano e o grupo Santillana fecharam acordo por três anos. A Suzano terá prioridade no fornecimento de papel de imprimir e escrever para o grupo Santillana no Chile, no Paraguai, na Colômbia, na Venezuela e no México. O Santillana atua no mercado editorial em 22 países, entre eles Portugal e Estados Unidos.

DESEMBARQUE
Juan Cruz Ruiz, um dos fundadores e atual diretor de Redação do jornal "El Pais", desembarca em São Paulo em 4 de maio. O escritor dará palestra no 1º Congresso de Jornalismo Cultural.

EM CASA
A Casa Cor, agora presidida pelo executivo Ângelo Derenze, realizará o maior evento de todas as edições. De 26 de maio a 14 de julho, acontecerão três mostras simultâneas: a Casa Cor, a Casa Hotel e a estreia da Casa Kids. Serão cerca de cem ambientes, em 17.000 m2, do Jockey Club de São Paulo.

VISITA
Hope Andrade, secretária de desenvolvimento e relações internacionais do Estado do Texas, chega ao Brasil na próxima terça-feira, 17, para uma visita de três dias. Na quinta-feira, a secretária participa do seminário "Fazendo Negócio com o Texas", na Fiesp. Na balança comercial Texas-Brasil, as importações texanas estão na casa dos US$ 3,8 bilhões.

CHOCOLATE
A confeitaria e cafeteria Brunella investiu R$ 2,5 milhões em sete novas unidades, em um ano. Neste ano, a produção de Páscoa está 59% maior na comparação com 2008.

CANUDO
As bebidas sem gás do portfólio da Coca-Cola Brasil, como águas, chás, sucos e hidrotônicos, estão em alta. Segundo relatório anual da The Coca-Cola Company, divulgado nesta semana, o volume de vendas das bebidas sem gás subiu 40%, na América Latina, em 2008. O Brasil foi o segundo país com maior crescimento, 25%, atrás do México, com 44%.

CADEIRAS
A PlayTV contratou José Roberto De Raphael para a presidência do canal. O executivo foi presidente do Shop Tour nos últimos quatro anos e atuou em empresas como Wal-Mart, Carrefour e Extra.

com JOANA CUNHA, MARINA GAZZONI e CLÁUDIA ROLLI


Próximo Texto: Emprego industrial de SP cai ao nível de 2007
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.