São Paulo, sábado, 13 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fiat dá início ao recall do Stilo na próxima quinta

Campanha para a troca de peça de fixação da roda traseira atinge 52.474 carros

Laudo do Denatran aponta defeito que pode levar à soltura das rodas traseiras e provocar acidentes; montadora diz não haver risco

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
DA REDAÇÃO

Começa na próxima quinta-feira (18) o recall dos veículos modelo Stilo, da Fiat, determinado na terça passada pelo governo. Ao todo, são afetadas 52.474 unidades, produzidas entre 2004 e este mês.
A Fiat deu início ontem à convocação dos proprietários, que devem levar seus veículos às concessionárias para substituição dos cubos das rodas traseiras do veículos. As peças, de ferro fundido, devem ser trocadas por material de aço forjado.
Laudo apresentado pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) apontou um defeito que pode levar à soltura das rodas traseiras e provocar acidentes. O problema é apontado como causa de ao menos 30 acidentes, com mortes registradas em oito deles.
Em comunicado à imprensa, a Fiat diz que, com a convocação do recall, "demonstra o profundo respeito que dedica aos seus consumidores e o seu reiterado compromisso de garantir a qualidade e a confiabilidade de seus produtos".
O DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), ligado ao Ministério da Justiça, investiga o problema desde 2007, mas a montadora negou por 13 vezes a necessidade de realização de recall. A Fiat, que classificou como "inusitada" a determinação do governo, contesta o laudo apresentado pelo Denatran e sustenta que os carros do modelo Stilo não apresentam nenhum "inconveniente nem risco ao consumidor".
Além de se ver forçada a realizar o recall, a Fiat recebeu uma multa de R$ 3 milhões por continuar vendendo os automóveis mesmo após ser notificada do defeito. A montadora já afirmou que vai recorrer.
A Fiat também é criticada por entidades ligadas a direitos do consumidor. O Procon-SP já encaminhou um processo para autuar a empresa que pode chegar também a valor próximo de R$ 3 milhões.
Para Maria Inês Dolci, coordenadora da ProTeste, os proprietários do Stilo que sofreram acidentes relacionados ao defeito devem procurar a Justiça para a obtenção de eventuais indenizações ou reparações por danos materiais.

Como fazer
O recall da Fiat atinge os veículos fabricados entre 13 de abril de 2004 e 9 de março de 2010, sem freios ABS. São convocados os proprietários dos carros com número de chassis entre 3025720 e 3098841.
O serviço é gratuito e deve ser agendado nas concessionárias ou nas oficinas assistenciais da Fiat. Segundo a montadora, o tempo estimado para a substituição da peça é de uma hora.
Em caso de dúvidas, os proprietários podem entrar em contato com a Central de Relacionamento Fiat, no telefone 0800 707 1000, ou pelo site www.fiat.com.br.
(PAULO DE ARAUJO e VERENA FORNETTI)


Texto Anterior: Álcool volta a ser vantagem no Estado
Próximo Texto: Lehman escondeu dados, aponta auditoria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.