São Paulo, segunda-feira, 13 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa pode perder mercado e eficiência

DA SUCURSAL DO RIO

Quando a indústria passa a exportar menos, incorre em dois riscos, segundo especialistas.
O primeiro é a perda do mercado conquistado. "Quando se retira do mercado, a indústria que produz bens de maior valor agregado abre espaço para outros produtores. E não tenho dúvidas de que, neste momento, a China vai dominar os mercados de manufaturados que deixarmos vagos", diz José Augusto de Castro, vice-presidente da AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil).
Segundo ele, a China desenvolveu uma estratégia agressiva para continuar exportando para outras economias. "O governo chinês está fornecendo crédito para os países, às vezes até em troca de mercadorias no futuro, como petróleo, no caso de países produtores." Uma vez perdido um mercado no exterior, reconquistá-lo pode ser tarefa de anos.
O outro risco é a perda de eficiência e competitividade. Quando uma empresa se internacionaliza, concorre globalmente. "Para isso, tem que aprender a produzir mais e melhor gastando menos. Esse processo pode se perder num momento de crise", diz Patrick Aguiar Carvalho, chefe de pesquisas econômicas da Firjan. (SL)


Texto Anterior: Crise faz indústria perder projeção externa
Próximo Texto: Foco: Exportador de carnes busca refúgio no mercado interno e derruba preços
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.