São Paulo, quarta-feira, 13 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@grupofolha.com.br

NÚMEROS DOS EUA
Os Estados Unidos exportaram e moeram mais soja nesta safra. O resultado foi a projeção de estoque final de apenas 3,5 milhões de toneladas na virada desta safra, em agosto.

NOVA SAFRA
A safra dos EUA que está sendo plantada ocupará 30,8 milhões de hectares, praticamente estável, mas deverá render 87 milhões de toneladas, 8% a mais do que em 2008/9, na avaliação do Usda (Departamento de Agricultura).

SAFRA MUNDIAL
O Usda diz que Argentina e Brasil retomam o ritmo de produção em 2009/10. Com isso, a safra mundial, que deverá cair para 213 milhões de toneladas em 2008/9, sobe para 242 milhões. A Argentina colherá 51 milhões e o Brasil, 60 milhões.

ESTÁVEL
A safra 2009/10 de milho fica estável em 307 milhões de toneladas nos EUA, mas os estoques finais deste ano-safra, que termina em agosto, recuam para 40,6 milhões de toneladas, abaixo da expectativa de mercado, segundo a AgRural.

SOJA EM PAUTA
A soja, cultura que avança e eleva as receitas obtidas pelos produtores no Cone Sul, será objeto de intensos estudos entre os dias 19 e 22 deste mês, durante congresso da Embrapa Soja, em Goiânia. As tendências da pesquisa e os aspectos que envolvem o agronegócio da soja no Mercosul e no mundo estarão entre as discussões.

AGREGAÇÃO DE VALOR
O debate em Goiânia deverá abordar, ainda, temas como impacto das mudanças climáticas, agregação de valor, desenvolvimento de plantas transgênicas mais tolerantes à seca e a outros tipos de estresse, ferrugem asiática e outras doenças que afetam as plantações.

FRANGO SOBE
O quilo de ave viva subiu ontem nas granjas paulistas. A alta foi provocada pela redução na oferta, segundo fonte do setor. A alta foi de 3,3%.

CUIDADOS PROFISSIONAIS
O aquecimento mundial promoverá mudanças na agricultura. Agostinho Guerreiro, do Crea/RJ, diz que a prevenção depende de adaptações à nova realidade, a investimentos em tecnologia e a práticas sustentáveis. Será ainda mais necessária a presença do profissional da agronomia, diz Guerreiro.

EFEITO CRISE
O grupo Kepler Weber obteve lucro bruto de R$ 6,8 milhões no primeiro trimestre deste ano, 30% a mais que em igual período de 2008. A retração das exportações, no entanto, levou a empresa a apresentar um Ebitda (lucro antes de juros e impostos) negativo de R$ 3,2 milhões.


Texto Anterior: Bolsa: Visanet retoma processo para abrir capital
Próximo Texto: SP planeja pedágios em rodovias para o litoral norte
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.