UOL


São Paulo, sexta-feira, 13 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lavagna teme invasão de produtos brasileiros

ELAINE COTTA
DE BUENOS AIRES

A Argentina teme que a lua-de-mel entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Néstor Kirchner resulte numa invasão de produtos brasileiros. O medo foi reforçado pelo ministro da Economia, Roberto Lavagna, em entrevista ontem no "Clarín".
"O Brasil registra uma queda de sua produção industrial de 4%. Isto significa capacidade ociosa, num momento em que a Argentina cresce 5%", disse o ministro. Para ele, isso aumenta o risco de "uma invasão de exportações brasileiras" no país.
No primeiro trimestre deste ano, o PIB argentino cresceu 5,2%, enquanto o brasileiro encolheu 0,1%. "As regras não podem ser iguais quando os dois países estão em expansão ou recessão e quando um está em recessão e o outro em expansão."
O presidente do Uruguai, Jorge Batlle, contestou ontem, em Porto Alegre, a proposta feita anteontem por Lula e Kirchner, de criar um Parlamento do Mercosul. Segundo Batlle, ""fala-se em Parlamento do Mercosul", mas, antes disso, é necessário resolver outros problemas, de infra-estrutura.


Colaborou a Agência Folha, em Porto Alegre


Texto Anterior: Lula deve levar para os EUA até dez ministros
Próximo Texto: Luís Nassif: A crise anunciada
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.