UOL


São Paulo, sexta-feira, 13 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Financiador está indefinido, diz Embraer

DA REPORTAGEM LOCAL

A Embraer afirmou ontem que ainda não sabe quem financiará as novas encomendas de 85 aviões Embraer-190 que serão entregues à companhia aérea norte-americana JetBlue Airways a partir de 2005.
Segundo a empresa brasileira, a JetBlue tem afirmado que buscará no mercado os financiadores da compra.
Ainda não estaria definido se o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) será acionado para participar do negócio.
O BNDES tem dito nos últimos dias que a Embraer possui condições de abrir mão da ajuda financeira do banco estatal e conseguir outros financiadores para a venda de suas aeronaves.
O banco gostaria que esses outros financiadores sejam acionados para que possa se dedicar a empréstimos com taxas de juros mais baixas a outros setores da economia.
O negócio entre a Embraer e a JetBlue Airways, no valor de US$ 2,55 bilhões, foi anunciado na última terça-feira. Ao todo, a JetBlue Airways fez um pedido de 100 aviões. Apenas 85, porém, dizem respeito a novas encomendas, pois 15 aeronaves já tinham sido compradas pela GE Capital Aviation Services (Gecas), empresa do grupo GE especializada no aluguel de aviões.
Meses atrás, a Gecas encomendou 50 Embraer-190. Fechou então contrato de aluguel de 35 desses aviões para a US Airways. Os outros 15 passarão a ser alugados para a JetBlue. A Gecas se comprometeu ainda a comprar e alugar para a JetBlue outros 15 aviões. Com esses acordos, 85 dos 100 aviões encomendados pela JetBlue à Embraer estão de fato ainda sem financiador. (LV)


Texto Anterior: Aeronáutica: BNDES quer fábrica de turbinas de aviões
Próximo Texto: Mar para peixe: Lula dá crédito para ampliar frota pesqueira
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.