São Paulo, sexta-feira, 13 de junho de 2008

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Yahoo! cessa conversa com Microsoft e se alia ao Google

Parceria envolve publicidade em buscas na internet

DA REDAÇÃO

O Yahoo! afirmou ontem que encerrou as negociações com a Microsoft e anunciou uma parceria com o Google que envolve publicidade relacionada com buscas na internet, mercado que hoje é dominado pela empresa criada por Larry Page e Sergey Brin.
Pelo acordo com o Google, o Yahoo! disse que vai poder usar nos resultados do seu sistema de buscas publicidade fornecida pelo rival, por terceiros e pelo seu próprio programa. Segundo o Yahoo!, o negócio deve gerar uma receita anual de US$ 800 milhões, está limitado a EUA e Canadá, não envolve exclusividade e deve durar pelo menos quatro anos. O negócio, no entanto, ainda deve ter que passar pelas autoridades regulatórias americanas.
"Nós acreditamos que a convergência de busca e display é o próximo grande desenvolvimento na evolução nas aceleradas mudanças na indústria de publicidade on-line. Nossas estratégias foram elaboradas especificamente para capitalizar com essa convergência -e esse acordo nos ajuda a avançarmos de maneira significativa. Ele também representa um importante passo na nossa estratégia, aproveitando os progressos que já fizemos e avançando para um mercado mais aberto", afirmou o presidente-executivo do Yahoo!, Jerry Yang.
O negócio foi anunciado pouco depois do fechamento das Bolsas americanas, em um dia que as ações do Yahoo! caíram mais de 10% depois do anúncio, na manhã de ontem, do fim das negociações com a Microsoft.
A empresa de Bill Gates já tinha retirado no início do mês passado a oferta de mais de US$ 40 bilhões pela concorrente, mas elas continuavam a negociar a venda do sistema de buscas do Yahoo!. Para a companhia de Yang, o negócio a deixaria sem um sistema de buscas independente, "o que consideramos muito importante para o nosso futuro estratégico".
As ações da Microsoft subiram 4,13% ontem, e as do Google tiveram alta de 1,42%.


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