São Paulo, quinta-feira, 13 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venezuelana cancela vendas a postos nos EUA

DA REDAÇÃO

A empresa venezuelana Citgo Petroleum, controlada pela estatal de petróleo PDVSA, anunciou ontem que vai parar de distribuir gasolina a cerca de 1.800 postos de combustíveis independentes nos Estados Unidos. A decisão vem após declarações do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de que as empresas de seu país deveriam cancelar contratos que beneficiam mais os consumidores americanos do que os venezuelanos.
A mudança vai permitir à Citgo sair de um segmento com lucros menores. A empresa tem que comprar cerca de 130 mil barris de combustíveis por dia de outras refinarias para fornecer aos postos, o que gera lucro menor do que a venda da gasolina de suas próprias refinarias.
Agora, a Citgo vai vender apenas os 750 mil barris diários que produz em suas três refinarias no país.
O presidente Chávez vem dizendo que parte do modelo de negócios da Citgo causa perdas para a Venezuela e serve como subsídio aos Estados Unidos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Novo poço levará de 6 a 7 anos para ficar pronto, diz Gabrielli
Próximo Texto: Senado aprova incentivo fiscal de investimento em saneamento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.