São Paulo, quinta-feira, 13 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo poço levará de 6 a 7 anos para ficar pronto, diz Gabrielli

DE NOVA YORK

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, disse ontem que o poço de óleo leve descoberto pela empresa na bacia de Santos ainda deve demorar alguns anos até que esteja apto para extração. "Se as coisas derem certo, levaremos de seis a sete anos para desenvolvê-lo."
Gabrielli disse ainda, em Nova York, que a estatal pode ter dificuldades num cenário de alta demanda por álcool.
"Poderemos ter problema na oferta se a demanda subir muito rapidamente. O Brasil consome a maioria de sua produção atual, sem mencionar que as capacidades de exportação teriam de ser reajustadas."
Gabrielli descartou, porém, a partir de perguntas de investidores e analistas de mercado, que a estatal passe a produzir álcool. "Não refinaremos. Vamos comprar. A Petrobras terá navios específicos para transporte do produto", respondeu.
Gabrielli criticou ainda a reserva de mercado dos EUA e barreiras protecionistas do governo americano.
"A oferta de álcool para os EUA não é nossa maior prioridade. Temos o nosso próprio mercado para suprir. Temos contratos com o Japão. Sem dizer que as regulamentações do mercado nos EUA e da indústria automobilística precisarão mudar para conseguirmos acesso real a esse mercado."
Hoje o país é o maior produtor e exportador de etanol. (VQG)


Texto Anterior: Transpetro compra dez navios petroleiros por US$ 1,21 bilhão
Próximo Texto: Venezuelana cancela vendas a postos nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.