São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Demanda por petróleo nos EUA tem maior queda em 26 anos

DA FOLHA ONLINE

A demanda por petróleo nos Estados Unidos teve, no primeiro semestre, a maior queda em volume em 26 anos, segundo a Administração de Informação de Energia. De acordo com a entidade, ela caiu 800 mil barris por dia, em média, nos primeiros seis meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.
Em seu relatório mensal sobre estimativas, o órgão do governo americano afirma que a queda na demanda foi provocada pela desaceleração econômica dos EUA e pelo impacto dos preços altos do petróleo.
Em outro relatório, a AIE (Agência Internacional de Energia) constatou forte aumento da oferta global de petróleo em julho, que cresceu 890 mil barris diários. A organização manteve inalterada sua previsão de demanda mundial do produto para este ano, em 86,9 milhões de barris diários (0,9% mais que em 2007).
Para o ano que vem, a AIE também elevou ligeiramente a previsão de demanda mundial, que passaria para 87,8 milhões de barris, aumento de 1,1% na comparação com 2008. O crescimento será impulsionado, principalmente, pelos países não-membros da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico).
A AIE constatou que o preço do barril de petróleo caiu US$ 30 entre o máximo alcançado em meados de julho e o início deste mês, devido ao aumento da oferta, à demanda mais fraca dos países da OCDE e ao fato de que os primeiros furacões da temporada nos EUA passaram sem provocar danos.


Texto Anterior: Pane em refinaria da Petrobras suspende produção de querosene
Próximo Texto: Lucro da Petrobras é o 3º maior na América Latina e nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.