São Paulo, Sexta-feira, 13 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa é feita com Instituto Vox Populi

da Reportagem Local

Os dois novos índices da Fiesp -o Índice de Confiança da Indústria e o Índice de Avaliação de Gestão Governamental- foram criados como resultado de um trabalho conjunto da entidade com o Instituto Vox Populi.
O objetivo da Fiesp, segundo Horacio Lafer Piva, é dar transparência, com imparcialidade, ao ponto de vista de seus associados.
Os dois índices, com periodicidade mensal, têm por meta refletir a avaliação pelos empresários paulistas do ambiente em que estão inseridos e da administração pública.
Para construir Índice de Confiança da Indústria são avaliados cinco aspectos da atualidade: a situação econômica, política e social do Brasil; as condições da conjuntura internacional para o país, e uma avaliação do governo federal na condução do país.
O Índice de Avaliação de Gestão Governamental é obtido a partir da avaliação dos entrevistados acerca da atuação do governo federal em relação "pa imagem do Brasil no mercado internacional, à política de incentivo à exportação, à capacidade de liderança do processo político, ao acompanhamento e ao controle das empresas e serviços privatizados, à política de crescimento e desenvolvimento, à política de juros e à solução dos problemas sociais.
Para se construir os dois índices foi coletada a opinião de uma amostra significativa dos empresários paulistas associados à Fiesp. A cada pergunta atribuiu-se uma nota entre 0 e10. O valor final de cada índice é o resultado da média aritmética simples de suas respectivas notas.O período de coleta de dados foi de 28 a 30 de julho. A amostra teve 380 empresários.
De acordo com o porte da empresas, a participação é a seguinte: micro (até 9 empregados), 19%, pequenas (de 10 a 99 empregados), 55%, médias (de 100 a 499 empregados), 20% e grandes (mais de 500 empregados) 6%.


Texto Anterior: Confiança dos empresários no Brasil recebe apenas nota 3,8
Próximo Texto: Opinião econômica - Mailson da Nóbrega: O exagerado otimismo sobre a reforma tributária
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.