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BEBIDA ALCOÓLICA
Medida visa evitar restrições pelo governo
Conar restringe erotismo e jovem em propaganda de cerveja e vinho
DA REPORTAGEM LOCAL
O Conar (Conselho Nacional de
Auto-Regulamentação Publicitária) decidiu ontem criar novas
normas éticas sobre a veiculação
de anúncios de cervejas e vinhos.
O erotismo, o apelo ao consumo e
o uso de linguagens do universo
infantil passaram a não ser recomendados pela entidade em
anúncios veiculados na TV ou nas
rádios antes das 21h30, assim como em veículos impressos que
não são destinados em sua maioria ao público adulto.
A novas normas do Conar visam evitar que o governo proíba a
publicidade de cervejas e vinhos
antes das 22h, o que tem sido estudado por um grupo interministerial liderado pelo Ministério da
Saúde. "O Brasil optou por um
sistema de auto-regulamentação
publicitária, que tem dado certo.
Todas as vezes em que o Estado
intervém nessa área ele atinge a liberdade pública e o direito à informação", afirmou Gilberto Leifert, presidente do Conar.
A legislação atual proíbe anúncios de bebidas etílicas de alta graduação alcoólica antes das 21h. O
Conar aconselha a não-veiculação
de anúncios dessas bebidas antes
das 21h30.
Menor de 25 anos
O Conar representa anunciantes, agências de publicidade e veículos de comunicação. Na decisão
de ontem, a entidade aconselhou
também que os anúncios não
usem slogans que estimulem o
consumo de vinhos e cervejas,
não utilizem pessoas com idade
de fato ou aparente menor de 25
anos e não tenham fotos ou desenhos que mostrem a ingestão dos
produtos.
O Conar recomendou que os
anúncios em bares e restaurantes
e a publicidade de produtos do tipo ice (mistura de refrigerantes
com bebidas etílicas) sigam as
mesmas normas. Para a entidade,
a publicidade deve se centrar nas
marcas dos produtos e estimular
o consumo responsável.
Leifert afirmou que 90% dos
consumidores de bebidas alcóolicas utilizam esses produtos de
maneira responsável. "10% dos
consumidores consomem de maneira prejudicial à saúde." Segundo ele, o governo deveria cuidar
desses 10% e fazer campanhas em
escolas a favor de hábitos saudáveis, abordando problemas que o
álcool em excesso causa.
Caso um anúncio não respeite
as normas do Conar, ele será analisado pela entidade, que pode recomendar a sua não-veiculação.
A entidade afirmou que, nos seus
23 anos de existência, todas as
suas decisões foram respeitadas
pelos seus associados.
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