São Paulo, sábado, 13 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula compara pré-sal a trem "consistente"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA ENVIADA A ANGRA DOS REIS

Em discurso na abertura da exposição "Um Certo Navio Brasileiro", sobre os 106 anos de nascimento do ex-presidente Juscelino Kubitschek, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que as descobertas do petróleo na camada do pré-sal "figuram como uma nova locomotiva que dá ainda mais força a um comboio que já está em marcha consistente".
Segundo Lula, o Brasil reaprendeu a crescer e "o faz com estabilidade garantida pelo volume de investimentos, que crescem três vezes mais que a média do PIB".
Para o presidente "erraram" os que minimizaram a relevância da nova "fronteira de riqueza e soberania presentes nas reservas do pré-sal". "Elas trarão investimentos que vão fortalecer muito mais o rumo que já estamos dando ao Brasil. O nosso país, finalmente, está realizando o seu destino. Nossa meta-síntese é destinar uma fatia dessa prosperidade à redenção da escola pública brasileira, promovendo um salto de cidadania na vida do nosso povo", disse.
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou ontem em visita a Angra dos Reis (RJ) que o prazo para entrega de propostas da Comissão Interministerial que discute o novo marco regulatório para a exploração de petróleo no país foi alterado do dia 19 para o dia 30 deste mês.
Segundo Lobão, será realizada uma reunião no dia 25 para decidir as novas regras, e a proposta será entregue depois ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O ministro afirmou que, por determinação de Lula, não poderia adiantar detalhes, mas afirmou que os contratos já firmados serão respeitados.
Questionado sobre o eventual interesse do setor privado em participar da décima rodada de licitações, Lobão afirmou que nos últimos anos o país tem realizado rodadas com áreas em terra e no mar e que sempre houve interessados.
"No pré-sal nós temos apenas três blocos que acabam de ser mais ou menos definidos: Tupi, Iara e Júpiter", disse o ministro.


Texto Anterior: Lobão afirma que país terá mais 50 usinas nucleares
Próximo Texto: CSN planeja elevar em 312% produção de minério de ferro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.