São Paulo, sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TECNOLOGIA

Intel faz acordo com rival AMD e paga US$ 1,25 bilhão

DA REDAÇÃO

Alvo de investigação por parte de órgãos reguladores nos Estados Unidos, na Ásia e na União Europeia, a Intel concordou em pagar US$ 1,25 bilhão para a rival AMD (Advanced Micro Devices) como parte de um acordo legal que encerra uma disputa de quatro anos entre as duas maiores fabricantes mundiais de processadores para computadores.
A AMD processou a Intel em 2005. Ela acusou a rival de dar descontos para clientes que não usassem os seus produtos. Com isso, conseguiria controlar o mercado de processadores.
Na semana passada, a Justiça de Nova York acusou a Intel de ameaçar e punir as fabricantes de computadores que usassem chips das rivais e de fazer pagamentos ilegais para que elas utilizassem seus produtos. Em maio, a União Europeia multou a companhia em 1,06 bilhão por prática semelhante.
As ações da Intel recuaram ontem 0,8%, e as da AMD tiveram alta de 21,8%.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Ritmo de venda de imóvel novo é recorde em SP
Próximo Texto: Deficit fiscal bate recorde, e EUA preparam cortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.