São Paulo, sábado, 13 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas anunciam mais cortes na Europa

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A crise aumenta a onda de demissões na Europa e nos EUA. Ontem, a farmacêutica Pfizer anunciou que vai demitir 700 funcionários na filial francesa. O Santander vai cortar 1.900 vagas nos três bancos que administra no Reino Unido e a fabricante de equipamentos eletrônicos Alcatel-Lucent disse que vai dispensar mil funcionários.
Em comunicado, a Pfizer disse que as dispensas na França (que atingem 700 dos 3.000 funcionários da companhia no país) serão, a princípio, feitos por demissões voluntárias e devem atingir vendedores da empresa e pessoal administrativo. Além da crise econômica, o aumento da competitividade na indústria farmacêutica, com o advento de medicamentos do tipo genérico, tem forçado a Pfizer a reduzir despesas e fazer ajustes no seu quadro de funcionários.
O Santander, no esforço de reduzir custos na ordem de 180 milhões de libras, no Reino Unido, anunciou ontem o corte de 1.900 funcionários dos bancos que administra no país: Abbey, Alliance & Leicester e Bradford & Bingley. As demissões atingem 8% do quadro de funcionários britânicos do Santander.

Já a francesa Alcatel-Lucent, produtora de equipamentos eletrônicos e aparelhos celulares, disse ontem que deve cortar mil funcionários. Com as demissões, a empresa espera economizar US$ 991 milhões.


Texto Anterior: China quer ex-funcionários de Wall Street
Próximo Texto: Aécio, Cabral, TAM e Gol vêem Anac a favor da Azul
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.