São Paulo, Sexta-feira, 14 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anúncio empolga as Bolsas de Valores

da Reportagem Local

O anúncio de que a Telefónica vai realizar uma oferta para troca de ações da Telesp e a Tele Sudeste Celular por papéis da holding espanhola teve um impacto imediato nos mercados acionários brasileiro e latino-americanos.
As ações da Telesp fecharam o dia com uma valorização de 13,8%, enquanto as da Tele Leste Celular subiram 20,64%. Os papéis das duas empresas só voltaram ao pregão a partir das 13h10.
Como consequência o Ibovespa, que reúne as principais ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo, apresentou ganhos expressivos, com uma alta de 4,09% e 17.298 pontos. O volume negociado na Bovespa atingiu expressivo R$ 1,757 bilhão.
A euforia foi maior ainda na Argentina, onde o índice Merval da Bolsa de Valores de Buenos Aires se valorizou 7,97%.
A Bolsa do México subiu 1,40%, a de Santiago (Chile) se valorizou 2,73%, a Bolsa de Caracas, 1,50%, e a de Lima, 4,06%.
Para alguns analistas e profissionais de mercado, a alta da Bolsa poderia ser até maior, já que os papéis da Telesp representam 16% do negociado no pregão.
Segundo eles, a cautela demonstrada por parte dos investidores se deve à expectativa gerada pelo discurso que o presidente do Federal Reserve (banco central dos EUA) faria ontem à noite.
Apesar de ponderarem que será necessário fazer uma avaliação mais aprofundada sobre as perspectivas para a Telefónica, os analistas acreditam que a oferta aumenta o potencial de valorização dos papéis brasileiros. Esses analistas acham que os papéis da Telefónica poderão se tornar os principais da Bovespa.
Por outro lado, Francisco Petros, vice-presidente da Abamec (Associação Brasileira de Mercado de Capitais), acha que, mesmo com o prêmio de 40% oferecido pela Telefónica, os acionistas minoritários da Telesp não têm muito o que comemorar.
Segundo ele, os papéis da Telesp se valorizaram 11%, em dólares, desde a privatização da empresa, enquanto o Ibovespa subiu 72%.
"A Telefónica ainda vai pagar pouco pelos papéis", diz Petros.


Texto Anterior: Mercado argentino teme perder liquidez
Próximo Texto: Opinião econômica - Mailson da Nóbrega: Década perdida?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.