São Paulo, quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PREVISÃO

Fórum de Davos vê risco de séria crise fiscal em países ricos

DO "FINANCIAL TIMES"

A possibilidade de séria crise fiscal nos países desenvolvidos "dobrou, caso não tenha triplicado", segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial sobre os riscos globais, divulgado ontem antecedendo a reunião anual de líderes políticos e empresariais em Davos (Suíça) que ocorre no final deste mês.
O estudo prevê que os enormes gastos dos governos para tentar conter a crise no sistema financeira vão ameaçar países como Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália, Espanha e Austrália, que já estão em uma posição fiscal precária.
"Um dos maiores riscos é o de que a luta de curto prazo contra a crise possa induzir empresas e governos a perder as perspectivas de longo prazo dos problemas", disse Daniel Hofmann, economista-chefe do Zurich Financial.
Ao lado dos riscos de a economia chinesa crescer abaixo de 6% neste ano, esse cenário "prejudicaria significativamente a já enfraquecida economia global", afirma o Fórum Econômico Mundial. E as previsões do FMI para este ano também são negativas. Segundo o diretor-gerente do Fundo, Dominique Strauss-Kahn, as estimativas para a economia global que serão divulgadas neste mês realmente "não serão boas".
O Fundo já tinha antecipado no mês passado que revisaria para baixo suas projeções.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Déficit comercial americano é o menor em 5 anos
Próximo Texto: Decasséguis: Japão cria comitê de ajuda a imigrantes desempregados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.