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Passagens aéreas ficam 32% mais caras em 2009
Com forte retomada da demanda no segundo semestre, preço dos bilhetes disparou
Em dezembro, bilhetes ficaram 47% mais caros; no ano, aviação cresceu 18% no mercado doméstico, e Gol reduziu distância da TAM
MARIANA BARBOSA
DA REPORTAGEM LOCAL
A demanda por viagens no
mercado doméstico cresceu
37,7% em dezembro, de acordo
com dados divulgados pela
Anac (Agência Nacional de
Aviação Civil). Com a demanda
aquecida, as companhias aproveitaram para recompor as tarifas depois de um ano marcado
por guerras tarifárias.
Segundo o IBGE (Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística), os preços das passagens ficaram 46,91% mais altos
em dezembro. Em novembro, a
alta havia sido de 18,03%.
No ano, a aviação cresceu
17,65% no mercado doméstico,
enquanto as tarifas subiram
31,88%.
O ano de 2009 começou sob
forte impacto da crise econômica mundial. Por dois meses,
no primeiro semestre (fevereiro e maio), houve retração de
demanda. Mas, diferentemente
das companhias americanas e
europeias, que reagiram à crise
reduzindo a frota e a oferta de
assentos, as brasileiras continuaram aumentando a oferta e
apelaram para as promoções
para encher os aviões. O resultado foi um crescimento mensal de cerca de 40% nos três últimos meses do ano.
Segundo o consultor André
Castellini, sócio da Bain&Co, o
aumento de 15,43% na oferta
de assentos ao longo do ano, na
comparação com 2008, explica-se pelo fato de que as empresas "planejaram esse crescimento em uma época pré-crise" e também pelo ambiente altamente competitivo. "Houve
uma disputa acirrada entre
TAM e Gol pela liderança de
mercado e também uma disputa com as empresas menores."
A distância entre Gol e TAM
era de 8 pontos percentuais em
2008 e caiu para 4,2 pontos. A
Gol ficou com 41,4% de participação, contra 45,6% da TAM.
Considerando apenas dezembro, a distância entre as
duas cai para um ponto (42% e
43%, respectivamente). A
Webjet ficou em terceiro lugar,
com 5,6%, seguida por Azul
(4,75%) e OceanAir (2,2%).
Embora as duas líderes tenham crescido em 2009 -Gol,
14,9%, e TAM, 6,5%-, o crescimento ficou abaixo do da indústria e elas perderam participação para as menores. Juntas,
as duas líderes ficaram com
87% do mercado no ano passado, ante 92% em 2008.
Para a diretora-presidente da
Anac, Solange Vieira, a redução
da concentração de mercado é
resultado do fim da restrição de
uso do aeroporto Santos Dumont, no Rio, determinada pela
agência em março passado.
"Esse fator foi fundamental para a desconcentração do mercado e o crescimento de empresas menores." Vieira afirma
que esse movimento deve continuar em 2010 com a redistribuição dos slots (vagas para
pousos e decolagens) no aeroporto de Congonhas, prevista
para fevereiro.
Nos voos internacionais, a
TAM teve demanda 14,2%
maior em 2009, abaixo do aumento da sua oferta (19%). Já a
Gol/Varig reduziu em 40% a
oferta de assentos para a América Latina. A queda no número
de passageiros foi de 44%.
Colaborou CIRILO JUNIOR, da Folha Online, no Rio
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