São Paulo, domingo, 14 de março de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Mercado versus...
Nas últimas 45 reuniões do Copom, sem incluir a extraordinária de 14/10/2002, as decisões do BC coincidiram com as expectativas do mercado em 64% das vezes. O mercado acertou a taxa básica dos juros em 29 reuniões. Os dados são da Arbor, gestora carioca de recursos.

...Copom
Com o refinamento da análise das atas das reuniões e dos comunicados do Copom, Guilherme Fernandes, economista da Arbor, acredita que o índice de erros do mercado tenda a diminuir. Nos casos estudados, eles chegaram a 16, ou 36% do total.

Educação
O Instituto Telemar assinou contrato com o governo de Pernambuco para atender 365 escolas com o projeto Telemar Educação. As escolas receberão acesso à internet e treinamento de informática para professores.

Investimento
A editora holandesa Elsevier deve investir US$ 1,7 milhão no Brasil, neste ano, com 85 novos títulos na área de medicina.

Consumidor consciente
O Instituto Akatu lança, amanhã, na Fiesp, em São Paulo, a pesquisa "Descobrindo o Consumidor Consciente".

Capitalização
A Caixa Capitalização atingiu 3,1 milhões de títulos comercializados em 2003, um aumento de 110% em relação a 2002.

Novo mercado
A Fras-le vai ingressar no mercado de componentes para avião. A empresa, em parceria com a ArvinMeritor, é líder no mercado de lonas e pastilhas nos EUA e pretende investir no mercado europeu neste ano.

Stock Car
A Philips investirá R$ 2 milhões para patrocinar uma equipe brasileira de Stock Car. A companhia holandesa anuncia, na sexta, ações para comemorar seus 80 anos de Brasil.

Prevenção
O ABN Amro implementou um sistema para detecção e prevenção contra fraude em transações eletrônicas financeiras.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Aposta

A taxa básica de juros não deverá ser alterada na próxima reunião do Copom, na opinião de Guilherme Fernandes, economista da Arbor. Essa percepção decorre do fato de que o Índice de Preços ao Atacado, calculado pela FGV, ficou acima das expectativas e deve pesar na decisão do BC. Antes da divulgação do índice, ainda se esperava uma queda de 0,25 ponto percentual na Selic. Os aumentos no atacado, porém, devem influenciar as taxas de inflação futuras e chegar, pelo menos em parte, ao consumidor. Para Fernandes, não seria surpresa a Selic permanecer inalterada até mesmo na reunião de abril. "O atentado em Madri aumentou a percepção de risco dos emergentes e pode ser outro fator para prejudicar a queda dos juros."



Próximo Texto: Bom conselho: BNDES politiza indicações em empresas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.