São Paulo, domingo, 14 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Migração infla microcidade

Tuca Vieira/Folha Imagem
Uruçuí, município piauiense de 25 mil habitantes cujas fazendas somam 180 mil hectares de soja


LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

De um distrito esquecido a uma cidade que está na contramão da realidade econômica brasileira, Luís Eduardo Magalhães (945 km de Salvador) precisou de quatro anos. Desde a sua emancipação, em 2000, a cidade não pára de crescer, puxada pelo agronegócio.
Segundo sindicatos locais, a taxa de desemprego na cidade é de 2%, ante 11% na Bahia -dado do último trimestre de 2003.
Em 1994, levantamento apontava população de 4.000 pessoas no distrito de Mimoso do Oeste. Em 2000, o Censo contou 20.169 habitantes na recém-emancipada Luís Eduardo Magalhães. Hoje, segundo a prefeitura, já são 40 mil.
Já em Mineiros, no sudoeste de Goiás, dos 1.100 postos de trabalhos criados pelo Frigorífico Estrela d'Oeste, apenas 680 estão ocupados atualmente. Há falta de mão-de-obra qualificada na cidade para preenchê-las.
A cidade, na divisa com os Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, está em uma região de interseção entre a pecuária e a produção de soja. Com os municípios de Rio Verde e Jataí, forma a região de maior produtividade de soja no Estado.

Colaborou Sílvia Freire, da Agência Folha


Texto Anterior: Sorriso, capital da soja, cresce 13% ao ano
Próximo Texto: Cana projeta indústria, mas expulsa famílias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.