São Paulo, sábado, 14 de abril de 2007

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Múltis e pequenos fabricantes investem na bebida com sabor

DA REDAÇÃO

O mercado doméstico tem sido invadido pelas novas versões de água, que atraem de gigantes a fabricantes menores.
A Coca-Cola colocou no mercado há cerca de um ano, apenas em Ribeirão Preto, no interior paulista, a água Aquarius, em lançamento que contou também com versões "saborizadas" de limão e laranja. Posteriormente, ao longo de 2006, a marca foi levada para praças como Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Belo Horizonte.
"A aceitação foi muito grande, as vendas foram três vezes acima do planejamento inicial. Tivemos problemas para atender à demanda, relacionados à própria capacidade de produção", diz Andréa Mota, diretora de marketing da empresa.
Por essa razão, só neste início de ano a Aquarius foi lançada em São Paulo, principal mercado consumidor do país.
A Ouro Fino, do Paraná, outra grande empresa nacional do setor, lançou em março, em seu Estado, Santa Catarina e São Paulo, sua água saborizada. A expectativa é a de que tais bebidas respondam por 5% do faturamento ainda neste ano.
Líder do mercado nacional, com as marcas Indaiá e Minalba, o Grupo Edson Queiroz afirma que, muito em breve, já estará no mercado sua água flavorizada [com sabor], por meio da Minalba.
O diretor da Nestlé Waters no Brasil, Edson Ebizawa, não confirma planos para o segmento no país, mas avalia que é "um nicho bastante promissor" e afirma que a empresa, que detém as marcas Aquarel, São Lourenço, Petrópolis e Perrier, "tem buscado cada vez mais um portfólio variado de águas".
A PepsiCo, que, no mercado americano, apostou antes que a rival Coca-Cola no segmento, com a marca Aquafina, não tem presença na área no país. Porém aproveita a onda saudável com a H2OH!, que, embora seja refrigerante, é menos gaseificada e tem como nome justamente a fórmula da água.
Lançada em setembro em parceria com a Ambev, a H2OH! encerrou fevereiro com 27,6% de participação no mercado de refrigerantes diet/light na Grande São Paulo, de acordo com dados da ACNielsen.
Mas não são apenas "gigantes" do setor que investem em variações da água potável.
Desde 2003 no mercado, a Via Natural lançou no último trimestre do ano passado versões saborizadas e com nutrientes. Anteriormente, foi uma das primeiras no país a apostar no design das embalagens para conquistar consumidores, com base em posicionamento de mercado. (MSK)


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