São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas retomam abertura de capital

Em meio à crise financeira, Hypermarcas e Le Lis Blanc estréiam as ofertas públicas iniciais de ações de 2008 da Bovespa

Amanhã, termina o prazo para a reserva dos papéis da Hypermarcas, que espera levantar R$ 1,2 bi; estréia está marcada para sexta

TONI SCIARRETTA
DA REPORTAGEM LOCAL

A Bovespa mal entrou no azul no mês e duas aberturas de capital foram desengavetadas. Após quase cinco meses de jejum, o mercado acionário testa nesta semana o apetite dos investidores, sobretudo os estrangeiros, nos IPOs (oferta pública inicial) da Hypermarcas, empresa que reúne marcas populares de consumo, como Assolan e Gelol, e da rede feminina de lojas Le Lis Blanc.
Amanhã, termina o prazo para a reserva das ações da Hypermarcas, que estréia na Bolsa na sexta-feira. Será o primeiro IPO de fato deste ano, em que só foi a mercado a Nutriplant, empresa de fertilizantes e adubos, que levantou R$ 20 milhões no Bovespa Mais, espécie de "mercado de acesso" da Bolsa paulista aberto só a investidores institucionais.
Segundo analistas, do sucesso na abertura de capital da Hypermarcas depende a capitalização de todas as demais empresas que deram entrada na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) a seu processo de IPO. No meio da crise, 12 empresas -entre elas, Local e Droga Raia- desistiram de fazer um IPO.
A Hypermarcas é totalmente voltada ao mercado interno, pouco afetado por uma eventual desaceleração na economia mundial. A empresa atua nos setores de alimentos, artigos para limpeza, produtos de beleza e higiene pessoal, além de medicamentos sem prescrição médica -itens de consumo beneficiados pelo aumento de emprego e renda, inclusive das classes C e D.
Além de Assolan e Gelol, a Hypermarcas tem licenciado produtos que investem em propaganda há décadas e têm entrada garantida nas casas brasileiras: os adoçantes dietéticos Adocyl, Finn, Zero Cal, os enlatados Etti, as balas Supra Sumo, o desodorante Avanço, o filtro solar Cenoura & Bronze, o xampu Denorex, os produtos de beleza Monange, Rastro, Très de Marchand, e os medicamentos Apracur, Atroveran, Benegrip, Biotônico Fontoura, Doril, Engov, Epocler, Escabin, Estomazil, Lactopurga, Melhoral e Merthiolate.
A Hypermarcas espera levantar até R$ 1,2 bilhão na Bolsa. Segundo o prospecto, o dinheiro vai para a compra de novas empresas e marcas, além do lançamento de produtos e campanhas de marketing.

Moda
Já Le Lis Blanc atua num segmento de classe média alta. Também voltada ao consumo, a rede marcou para o próximo dia 25 a estréia de suas ações no Novo Mercado. O período de reserva vai de hoje até o dia 22.
O IPO foi anunciado uma semana após o estilista Alexandre Herchcovitch ter anunciado sua saída do grupo I"M, recebido como um "balde de água fria" na ambição de profissionalização do setor de moda.
Controlada pelo fundo Artesia, formado por integrantes do antigo banco Garantia, a rede espera levantar R$ 350 milhões para elevar de 11 para 19 o número de lojas próprias, que, após a capitalização, terão formato de megastore. O fundo não descarta fazer aquisições de outras lojas.
"A operação testa o apetite para o setor de moda. Todos aguardam esse IPO, que será o primeiro do ramo. A Le Lis Blanc se preparou para ir a mercado, tem um mix de produto que vai desde esporte até moda festa e muito potencial para crescer. Tem uma proposta parecida com a da H&M, a maior concorrente da Zara, que foca em design e setores-chave e terceiriza o restante", disse Fabiana Fakhoury, da Alvarez Consultoria.


Texto Anterior: Participante do interior de SP é líder com valorização de 22%
Próximo Texto: Brasil defende soberania em recurso natural
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.