São Paulo, terça-feira, 14 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emprego cai mesmo com alta na produção

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

O nível de emprego na indústria automotiva caiu entre janeiro e março deste ano, apesar de o setor registrar aumento da produção no período.
Após cair para 90,8 mil veículos em dezembro, o volume de produção vem subindo mês a mês devido à redução do IPI, até chegar a 262,7 mil unidades em março, segundo a Anfavea (associação das montadoras).
Mas o mesmo não se verificou com o número de empregados no setor, que apresenta queda contínua no período: eram 131,2 mil em setembro de 2008, 126,8 mil em dezembro, e agora são 122,2 mil.
Para o economista Carlos Magno Bittencourt, diretor do curso de ciências econômicas da Escola de Negócios da PUC-PR, as montadoras "vão ter que voltar a contratar ainda neste ano", diante do reaquecimento do setor devido especialmente à redução do IPI.
"Com as medidas internas, somadas às ações anunciadas pelo G20, temos condições de reagir", disse o economista.
Ele afirma também que há espaço para uma geração ainda maior de empregos. "O governo poderia dar mais um empurrão com a diminuição dos encargos trabalhistas."


Texto Anterior: Montadoras retomam nível pré-crise
Próximo Texto: Mesmo na crise, vendas devem igualar as de 2008, diz governo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.