São Paulo, quarta-feira, 14 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Economia não capotará com juro alto, diz Meirelles

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse que uma possível alta nos juros não fará a economia brasileira "capotar". A declaração foi feita ontem, duas semanas antes de o Copom se reunir para definir a taxa básica de juros, Selic.
Meirelles, usando a imagem de um veículo em movimento para se referir à economia, defendeu a elevação da Selic como "o uso adequado do freio para trazer o carro para a velocidade segura", isto é, manter a inflação próxima da meta anual de 4,5%.
Ele proferiu palestra no 23º Fórum da Liberdade, em Porto Alegre, e criticou a tese de que a alta da Selic pode "matar os investimentos e acabar com o crescimento do Brasil". "O problema é que as pessoas têm medo de que, se o BC fizer qualquer controle, vai meter o pé no breque e o carro vai capotar. É possível, sim, adotar uma política racional abaixo do Equador."
Hoje em 8,75% ao ano, a elevação da Selic é esperada pelo mercado financeiro porque a economia deverá crescer acima dos 5% em 2010 e a inflação do país acumulou alta de 2,06% no ano.
Em entrevista à Bloomberg, Meirelles disse que seu desafio é evitar o "superaquecimento" da economia.
(GRACILIANO ROCHA)


Texto Anterior: Contratação na indústria de SP é recorde no 1º trimestre
Próximo Texto: Só incentivos fiscais podem baratear a banda larga, diz Oi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.