São Paulo, quarta-feira, 14 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MONTADORA

Após crítica, Toyota suspende venda de veículo nos EUA

DA REDAÇÃO

A Toyota suspendeu temporariamente a venda no mercado norte-americano do modelo Lexus GX460 (utilitário esportivo) depois que uma revista recomendou aos consumidores que não comprem o veículo.
A revista "Consumer Reports" colocou um selo de "Não Compre: Risco de Segurança" para o modelo 2010 do veículo depois que testes realizados pela publicação apontaram sérios riscos de capotagem durante curvas. A última vez que a revista fez um alerta semelhante foi em 2001, com o Mitsubishi Montero Limited.
Financeiramente, a suspensão da venda do utilitário não é significativa para a Toyota, já que ela vendeu cerca de 5.000 unidades em três meses nos EUA. Seu efeito na imagem da maior montadora global, porém, deve ser mais grave. A opinião sobre a empresa já está abalada pelos recalls nos últimos meses, em que convocou para reparos cerca de 8,5 milhões de veículos em todo o mundo, especialmente no mercado norte-americano.
Por causa da demora em anunciar os recalls, a companhia japonesa já foi multada em US$ 16,4 milhões pelo governo dos EUA. Essa não é a primeira vez nos últimos meses que a Toyota suspende as suas vendas. No fim de janeiro, ela interrompeu por oito dias a comercialização de oito modelos nos EUA, que representaram cerca de 57% das vendas da montadora em 2009 no mercado norte-americano.


Com agências internacionais

FOLHA ONLINE
Veja o vídeo com o teste do Lexus
www.folha.com.br/1010311



Texto Anterior: Twitter lança plataforma de anúncio nos moldes do Google
Próximo Texto: Foco: Renault quer vender carro elétrico à Prefeitura de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.