São Paulo, quarta-feira, 14 de abril de 2010

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Twitter lança plataforma de anúncio nos moldes do Google

Publicidade será mostrada no topo dos resultados das buscas feitas no microblog

Por enquanto, "tweet" pago não será inserido na página do usuário; hoje, principal receita da empresa vem de parceria com sites de busca

ALEXANDRE ORRICO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Twitter, serviço de microblog usado por mais de 80 milhões de internautas, anunciou ontem o lançamento de sua plataforma de publicidade.
As propagandas, chamadas de Promoted Tweets ("tweet" é a mensagem escrita no microblog), serão mensagens comuns de 140 caracteres, mostradas no topo dos resultados das buscas feitas pelo Twitter.
Para conseguir esse destaque, as empresas e as organizações terão de pagá-los, como anúncios. Entre os primeiros anunciantes já confirmados, estão Best Buy, Sony Pictures, Red Bull, Bravo, Starbucks e Virgin America.
Estudo realizado em fevereiro pela Society for New Communications Research mostra que o sistema pode ter muitos interessados: cerca de um terço das 500 maiores companhias americanas listadas pela "Fortune" usa o Twitter de forma recorrente. Entre as cem primeiras do ranking, o índice chega a 50%.
O modelo de negócios é bem parecido com o já adotado pelo Google. Grande parte das receitas do gigante das buscas provém do serviço AdWords -links patrocinados que aparecem antes dos resultados das pesquisas feitas pelo site.
O Google implementou o sistema de anúncios em 2000, quatro anos após sua fundação. O Twitter, que nasceu em 2006, procura agora o mesmo caminho de rentabilidade com o Promoted Tweets.
Apesar de parecidos, os sistemas não são iguais. Uma das diferenças é que, se o "tweet" promocional não for clicado ou retransmitido pelos usuários, ele desaparece. E, por enquanto, só um tweet pago será exibido na página de resultados de busca.
O cofundador do Twitter Biz Stone disse no blog oficial do serviço (blog.twitter.com) que essa é a primeira fase do projeto e que ele poderá sofrer modificações dependendo da repercussão entre usuários e empresas anunciantes.

Retorno
Antes de inserir os "tweets" pagos na "timeline" dos usuários -página que agrega as mensagens das pessoas seguidas-, o Twitter vai esperar esse retorno. Por enquanto, os anúncios aparecem somente nas buscas realizadas no site.
A Chirp, primeira conferência de desenvolvedores do Twitter, debaterá hoje e amanhã, em San Francisco (EUA), a questão dos anúncios.
Outra forma que o Twitter tem encontrado para gerar receita é receber para que os "tweets" possam aparecer no resultado dos mecanismos de busca Google e Bing.
Segundo a revista "BusinessWeek", o montante gerado pelas parcerias foi de US$ 25 milhões, o que cobre as despesas anuais da empresa, estimadas em US$ 20 milhões.


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