São Paulo, terça-feira, 14 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta de correlação faz cair preço da gasolina mesmo com petróleo caro

DA SUCURSAL DO RIO

O gerente-geral de comércio interno da Petrobras, Alípio Ferreira, disse que a gasolina baixou, apesar de o petróleo estar em alta, porque "não há uma correlação perfeita entre os preços dos combustíveis e o do petróleo".
De acordo com o gerente da estatal, desde o último reajuste da gasolina no Brasil, o produto ficou estável no mercado externo.
Ferreira disse ainda que a Petrobras decidiu baixar em 2,14% o preço da gasolina -a queda de 1,08% é em relação ao preço da Petrobras mais o imposto (Cide), cujo valor é fixo em R$ 0,5011- porque considerou que esse era o reajuste adequado para que ela se mantivesse competitiva.
"Na prática, a gente faz uma avaliação de como está o nosso produto em relação à competição", disse Ferreira, explicando que a competição, no caso, é o preço que poderá ser praticado por um importador de gasolina.
A mesma explicação, segundo ele, é válida para o fato de o diesel ter subido 4,35% (5,02% sem o imposto), embora no mercado internacional a alta tenha sido 6,36% em relação aos 15 dias que antecederam o último reajuste do produto (28 de março).
A Petrobras havia anunciado uma política, muito criticada, segundo a qual os reajustes de preços seriam praticados sempre que houvesse oscilação do produto superior a 5% em relação aos 15 dias anteriores ao último reajuste.
Ferreira deu duas razões para que a regra não tenha sido posta em prática: a primeira é que, segundo ele, a regra anunciada tinha o objetivo de "dar um conforto à população" em relação aos aumentos, sinalizando que eles teriam um prazo mínimo para ocorrerem. A segunda razão, de acordo com Ferreira, é que a regra só é válida para reajustes praticados em prazos inferiores a 30 dias em relação à mudança anterior.



Texto Anterior: Combustíveis: Preço da gasolina cairá e o do diesel subirá
Próximo Texto: Petróleo atinge maior preço em 8 meses em NY
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.